logo

Macaé sedia seminário para discussões sobre a conferência Rio+20

29/08/2011 16:23:54 - Jornalista: Carla Cardoso

Em junho de 2012, duas décadas após a realização da conferência das Nações Unidas, Eco 92, no Rio de Janeiro, a cidade se prepara para mais um evento de discussões que vai atrair cerca de 50 mil participantes de diversos países: a Rio+20, ocasião em que a cidade maravilhosa servirá de palco, mais uma vez, para uma Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Nesta segunda-feira (29), no auditório do Paço Municipal, a equipe macaense da Agenda 21 promoveu o 1º Seminário Macaé para o Rio+20.

No evento, que contou com representantes da sociedade civil organizada e com a participação do secretário municipal de ambiente, Maxwell Vaz, foram apresentados os detalhes de organização do evento que mais uma vez vai colocar o Brasil em destaque nas discussões ambientais e de sustentabilidade.

Carmelita Reis, integrante da Coordenadoria da Agenda 21 (programa instituído também em 1992), equipe Macaé, explica que muito já se vem discutindo sobre a conferência e seus objetivos.

— Entre as expectativas da sociedade civil para a Rio+20 estão o desenvolvimento do pensamento da sociedade civil como um todo e também a Economia Verde, que nada mais é do que a economia que resulta em melhor bem estar do ser humano, a equidade social, visando reduzir os riscos sociais e ambientais. Serão colocadas em pauta, também, questões como a sustentabilidade e erradicação da pobreza. Os representantes da Onu consideram o Brasil como uma das futuras grandes lideranças — ressaltou Carmelita, lembrando que, na conferência do ano que vem, há possibilidade de Macaé e cidades do entorno do Rio receberem alguns visitantes em sua rede hoteleira.

No dia 29 de setembro, a Funemac (Cidade Universitária), em Macaé, vai sediar mais um fórum de discussão com a participação de outros municípios, para a preparação de um documento que será apresentado, nos dias 7 e 8 de outubro, em um encontro, também em Macaé, com Carlos Frederico Castelo Branco, responsável pela supervisão dos Fóruns da Agenda 21 no Rio de Janeiro.

Gláucia Viana, assessora da Coordenadoria da Agenda 21-Macaé, explica que foi em 2002 que a agenda 21 foi instituída oficialmente em Macaé, que vai sediar as discussões que envolvem toda a região.

A conferência Rio+20 – Em duas décadas, muita coisa mudou envolvendo as temáticas da conferência. O Rio+20 visa renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta. Serão debatidos a contribuição da economia verde para o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza, e a estrutura de governança internacional e local para o desenvolvimento sustentável.

Agenda 21 – A Agenda 21 Global é um plano de ação para o desenvolvimento sustentável no Século XXI, consagrado na Rio 92, que constitui um compromisso internacional assumido pelo Brasil e cujo alicerce se dá na sinergia entre a gestão ambiental, cultural, econômica e social para a construção de uma nova ética. Está associada aos princípios da Carta da Terra e da Declaração do Rio e aos demais tratados assinados durante a Rio 92 e posteriores a ela.