logo

Macaé sediou Campeonato Brasileiro de Dowhill

31/07/2013 16:44:00 - Jornalista: Assessoria com Equipe Secom

Foto: Rogério Peccioli

Evento contou com o apoio da Prefeitura de Macaé

Glicério, distrito de Macaé, sediou no último final de semana (dias 27 e 28 de julho) o Campeonato Brasileiro de Downhill 2013. Atletas de norte a sul do país estiveram presentes para disputar o título mais desejado do ciclismo nacional. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Macaé, através da Fundação Municipal de Esporte e Turismo (Fesportur). A organização foi da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro e da Confederação Brasileira de Ciclismo.

A competição aconteceu na pista do Castelo, com 2,3 km, situada na Usina Macabu. Pela primeira vez o local sediou um circuito nacional. Para atender às demandas de um Brasileiro, algumas mudanças foram efetuadas para aumentar a exigência técnica do traçado, que permitiu muita velocidade e cobrou precisão máxima.

Entre mais de 400 atletas, um dos destaques foi o mineiro Bernardo Cruz, que já havia vencido o título nacional em 2010 e 2012. No sábado, durante o qualify, a briga entre os Top 20 da elite da modalidade foi acirrada. Bernardo Cruz, Maicon Zottis, Wallace Miranda, Lucas Bertol e Tiago Farinelle disputaram os primeiros lugares.

Eles foram os últimos a largar na descida oficial do domingo. Bernardo levou a melhor, com o melhor tempo: 2m45s, deixando Maicon Zottis em segundo. Wallace Miranda ficou em terceiro. Bernardo conquistou o tricampeonato. "A pista é muito rápida, de alto nível, mas desci tranquilo. O Rio de Janeiro está de parabéns pelo número de provas durante o ano", declarou o campeão. 

Claudio Santos, presidente da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro, enalteceu a competição. "Já conhecíamos a opinião dos atletas em relação ao local para o evento. A pista é única, com todas as características necessárias. A Prefeitura de Macaé entendeu a importância e fortaleceu o apoio rapidamente para que os objetivos pudessem ser alcançados", finalizou.