Macaé segue líder regional com 3,5 mil novos empregos gerados em 2023

27/04/2023 15:58:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Base de cerca de R$ 25 bilhões de investimentos, que representam um terço dos novos empreendimentos em fase de instalação no Estado do Rio de Janeiro, Macaé mantém a liderança regional em geração de novos postos de trabalho, consolidando a marca de 3,5 mil novos empregos criados nos três primeiros meses deste ano.

O saldo positivo do município em número de contratações formalizadas pelo Ministério do Trabalho representa também os esforços do governo municipal em atender demandas de empreendedores que participam do novo e mais favorável ambiente de negócios do Estado, uma realidade comprovada por expansão de bases empresariais do segmento offshore, o desenvolvimento de projetos voltados ao agronegócio e o fortalecimento do comércio local.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Macaé gerou em março novos 1.524 postos de trabalho, acumulando no ano o total de 3.546. Desde 2021, o município soma mais de 24 mil novos empregos criados.


“A consolidação de projetos como a construção da nova pista do Aeroporto de Macaé e a instalação do novo porto demonstram que mais empregos serão gerados na cidade ao longo dos próximos meses, uma perspectiva bastante otimista que influencia também diferentes setores da nossa economia que segue pujante e cada vez mais sólida”, afirma o prefeito Welberth Rezende.


O mapeamento de demandas de novas contratações apresentadas pelas empresas que firmam contratos para a participação de projetos na Bacia de Campos também compõe a estratégia do governo em oferecer à mão de obra da cidade qualificação necessária para assumir os novos postos de trabalho gerados no município.


“Mais do que listar as vagas, nós trabalhamos para que o trabalhador de Macaé tenha a condição técnica necessária para atender a demanda das empresas que assumem contratos com a Petrobras ou outras empresas do setor. A qualificação tem se tornado, hoje, a peça chave que permite a mão de obra de Macaé assumir o protagonismo nesta nova história de prosperidade que iniciamos”, avalia o Secretário de Trabalho e Renda, Cristiano Gelinho.


A desburocratização de processos de análise e aprovação de licenciamentos, assim como a capacitação de servidores e a informatização de setores, também representam os esforços do governo em tornar o governo um facilitador na consolidação de negócios e na geração de empregos.