logo

Macaé segue no combate ao Aedes

03/03/2017 10:41:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo Secom

O CCZ continua com mutirões em diferente bairros da cidade

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dará início na segunda-feira (6), o Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (LIRAa). Além disso, os agentes de endemias realizarão mutirões nos bairros Novo Cavaleiros, Nossa Senhora da Glória, Imboassica, Botafogo, Aroeira, São Marcos, Morro de Santana e, ainda, Hospital Público de Macaé (HPM) e Unimed, parceira do município na campanha "Macaé contra o Aedes", lançada no início do ano pelo governo. Até esta sexta-feira (3), foram vistoriados 54.249 imóveis.

O coordenador Especial de Promoção da Saúde e Zoonoses, Rafael Amorim, destaca que a parceria firmada com a DM Photography, na utilização de drone, foi fundamental para otimizar o combate ao mosquito, mostrando os locais que precisavam ser vistoriados.

- O esforço concentrado permanece e foi muito importante, principalmente nesse período epidêmico -, enfatizou.

O coordenador administrativo do CCZ, Flávio Paschoal, informa que os índices anteriores do LIRAa, apresentaram níveis satisfatórios, comparando Macaé a outros municípios. Ele destaca que o trabalho dos agentes de endemias é permanente e, por esse motivo, o combate ao mosquito que causa dengue, chicungunha, zika vírus, entre outras doenças, tem obtido bons resultados.

- No mês de janeiro o LIRAa registrou 0,9% de residências com focos do mosquito Aedes. Vale lembrar que todos os cidadãos devem contribuir com a limpeza de seu quintal, não deixando água acumulada, objetos que podem ser possíveis criadouros das larvas, afinal, todos somos responsáveis - , destacou o coordenador do CCZ.

Ele acrescenta ainda que 94% dos imóveis onde foram encontrados focos de mosquitos Aedes eram residenciais. Para o coordenador, com a realização do novo LIRAa, eles poderão detectar se as ações realizadas estão sensibilizando a população para o problema.

Flávio conta ainda que na próxima semana, o ciclo de palestras continuará. A Escola Municipal Eraldo Mussi, localizada no bairro Malvinas, receberá os técnicos do Centro de Controle de Zoonoses nos dias 7 e 8, às 8h, para falar mais sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes.

Os agentes de endemias também realizarão entre os dias 6 e 10, o controle do culex, mais conhecido como pernilongo, nos canais da Aroeira, Capote, Bairro da Glória e Macaé /Campos 1 e 2. Em caso de chuvas fortes, as ações serão interrompidas, retornando em outro dia.

A campanha "Macaé contra o Aedes", envolve a Secretarias de Saúde, Obras, Limpeza, Ambiente, Comunicação, Defesa Civil, Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária, Procuradoria Geral do Município, entre outros setores da Prefeitura de Macaé.

Outras informações, solicitações e agendamentos de palestras, poderão ser feitas pelo email: ccz@yahoo.com.br ou telefone (0800 022 6461).


Fotos Relacionadas