logo

Macaé será Centro de Treinamento para as Olimpíadas de 2016

27/01/2012 14:24:44 - Jornalista: Vivian Dias

Foto: Ana Chaffin

Estádio Moacyrzão será um dos polos de treinamento de federações internacionais

O Estádio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo foi selecionado como local de treinamento e pré-jogos para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016. O anúncio foi feito esta semana pelo comitê organizador dos jogos, que incluiu Macaé entre as 73 cidades brasileiras consideradas aptas a receber federações esportivas internacionais, visando a concentração, aperfeiçoamento e aclimatação às condições locais para os jogos do Rio de Janeiro.

Com o sinal verde do comitê organizador, os espaços escolhidos serão apresentados a todos os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e Comitês Paraolímpicos Nacionais (CPNs) em um guia online, que será lançado em julho durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres. Somente um ano antes das Olimpíadas é que será divulgado qual equipe treinará em Macaé.
O processo de cadastramento e seleção das cidades durou quase um ano e envolveu análise de documentos e visitas técnicas.

De acordo com a equipe da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), o termo de compromisso para inclusão do estádio já foi assinado pelo prefeito Riverton Mussi e foi enviado nesta sexta-feira (27) para o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Em agosto, o Ginásio Poliesportivo e a Pista de Canoagem de Glicério serão reinscritos na disputa para também serem polos de treinamento olímpico.

O prefeito comemorou a escolha do Moacyrzão, lembrando que o estádio já sedia jogos do Campeonato Brasileiro, atendendo perfeitamente às condições da CBF.

- Este resultado mostra que Macaé não é mais reconhecida apenas como uma cidade ligada ao petróleo, mas também como um município com um grande potencial para o esporte. Ficamos muito felizes com este resultado, e faremos no Estádio as últimas alterações necessárias, como a construção de uma rampa de acesso da área de aquecimento para o campo, disse Riverton.

Para o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, ser escolhida como anfitriã para as delegações internacionais não só promove a cidade, como deixa um legado esportivo que será usufruído por muitas gerações.

- Receber delegações Olímpicas e Paraolímpicas dissemina a experiência dos Jogos para além do Rio e movimenta as cidades social e economicamente. Essas cidades podem passar a atuar como polo de desenvolvimento esportivo em seu estado ou região. É também uma oportunidade de divulgação e promoção nacional e internacional do potencial esportivo e turístico dos municípios, disse.

O estádio - Inaugurado em cinco de agosto de 2010, o Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo possui trinta mil metros quadrados. Com as obras de ampliação, prevista para as Olimpíadas, o local vai comportar até 25 mil torcedores. O estádio possui campo oficial de futebol, de 110 metros de comprimento por 68 metros de largura; duas bilheterias e duas entradas; espaço para 180 convidados; placar eletrônico, acessibilidade para cadeirantes; iluminação com 172 refletores de dois mil watts cada, três arquibancadas.

A iluminação foi projetada baseada nas exigências de transmissão de tevês e outro detalhe importante é o alambrado em policarbonato, de alta resistência e transparência. O projeto prevê a construção de um estacionamento para 2,5 mil veículos perto do Batalhão. Já a cobertura foi construída em estrutura metálica apoiada em pilares de concreto, feito com estaca-raiz calculada para aguentar possíveis vendavais.