Foto: Juranir Badaró
Estão disponíveis 35 unidades para a vacinação, inclusive na região serrana
O balanço parcial da prefeitura indica que 11.251 crianças já receberam a vacina contra a poliomielite neste ano. Com 74% do público-alvo imunizado, Macaé supera o índice do Ministério da Saúde, que atingiu 65,2% em todo o país. Estão disponíveis 35 unidades para a vacinação, inclusive na região serrana.
A gerência de imunização lembra que é fundamental que os responsáveis não se esqueçam da caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar a situação vacinal da criança.
A recepcionista Jamile Oliveira levou a sobrinha Taissa, de um ano e quatro meses, para receber as gotinhas. Além da dose contra a paralisia infantil, a menina recebeu a vacina contra meningite. “Ela chorou um pouco, mas tudo isso é para o bem da saúde dela. Antes de ser uma obrigação, este é um ato de amor que temos com ela”, frisou.
Segundo dados da imunização, o melhor desempenho por subgrupo de idade foi entre crianças de seis meses a um ano, atingindo 90% do público-alvo, o que representa 1.606 doses aplicadas.
A secretaria de Saúde ressalta que no ano passado, todas as crianças com até cinco anos incompletos participaram da campanha. Neste ano, a campanha será realizada somente em uma etapa, sendo público-alvo as crianças a partir dos seis meses, que tomam a vacina oral. As crianças menores de seis meses já estão sendo imunizadas com a vacina injetável nos postos.
Não existe tratamento para a poliomielite, somente a prevenção, por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus, sua eficácia é em torno de 90% a 95%. A dose é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza ou rinite.