logo

Macaé supera meta de vacinação contra rubéola

19/10/2008 18:34:34 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Mais uma vez o município de Macaé se destaca pelos trabalhos realizados na área de prevenção. Essa semana, a equipe da secretaria de Saúde recebeu um comunicado da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro elogiando o desempenho da cidade durante a Campanha de vacinação para eliminação da rubéola.

Segundo o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha o município ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e imunizou 103,21% da população alvo, o que corresponde a mais de 80 mil pessoas. “Este é o resultado do esforço de todos os profissionais de saúde para que a população recebesse a vacina”, ressaltou acrescentando que Macaé alcançou na plenitude, em todas as faixas etárias, tanto homem quanto mulher.

O secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady lembrou que as equipes do programa de Imunização além de disponibilizar a vacina nas unidades de saúde, percorreram diversos pontos da cidade como o calçadão da Avenida Rui Barbosa, Terminal Rodoviário, empresas, praia dos Cavaleiros, entre outros locais.

Luiz lembrou ainda que só através da mobilização da população, o Brasil poderá cumprir a meta de eliminar a rubéola das Américas até 2010. Só no Brasil, a doença provocou 8.684 casos em 2007 e outros 800 este ano.

Como o município recebeu um quantitativo de 90 mil doses, ainda há vacina disponível no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

A rubéola também é altamente contagiosa e causada por vírus. Ela se manifesta por febre e manchas vermelhas pelo corpo. O quadro grave da infecção ocorre na gravidez, causando complicações como aborto, infecção crônica do feto e malformações congênitas, como doença cardíaca, surdez, catarata e alterações neurológicas com seqüelas permanentes.

Campanhas – Nos últimos anos a secretaria de Saúde vem superando as metas de diversas campanhas que exigem uma grande mobilização da sociedade. Segundo o secretário de Saúde, Luiz da Penha está é uma prova do trabalho de conscientização que os profissionais de saúde vem fazendo junto à população.

Uma prova desta grande mobilização foi a primeira Campanha Municipal de Homeopatia Contra a Dengue, que atendeu mais de 150 mil pessoas. Um trabalho pioneiro no estado e que teve total adesão da população macaense.

Ao longo deste mês, a secretaria está realizando a IV Campanha de Homeopatia contra a dengue. O medicamento, que atua como auxílio para amenizar a febre, dores no corpo e na diminuição dos riscos de complicações da dengue, está disponível em todas as unidades de saúde.