logo

Macaé tem maior Conferência de Juventude do estado

15/09/2011 11:39:29 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Secretário de Governo, André Braga, abriu a conferência, representando o prefeito de Macaé

A importância do papel da juventude na sociedade atual e as políticas públicas desenvolvidas para o setor em Macaé foram os pontos de destaque da abertura da 1ª Conferência Municipal de Juventude, que começou, nesta manhã de quinta-feira (15), na Cidade Universitária. O secretário de Governo, André Braga, representando o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, ressaltou o papel do jovem na sociedade atual e falou sobre os avanços do governo atual em relação à qualificação profissional, oferecendo, hoje, 50 cursos universitários, dos quais, 15 gratuitos.

Os deputados estaduais Rafael Picciani e André Larazoni (PMDB) também participaram da abertura do evento nesta manhã.

O superintendente Estadual de Juventude, Alan Borges, informou que Macaé reuniu todas as condições para ser a maior Conferência Municipal de Juventude dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. “Esta é a maior conferência que já foi feita até agora. Macaé está muito à frente no estado em relação ao tema e possui um Pólo Universitário como esse. Vê-se o empenho que o prefeito tem em relação à questão da juventude”, disse Borges.

Centenas de jovens participam da 1ª Conferência Municipal de Juventude, na Cidade Universitária. De acordo com a Comissão Organizadora, com mais de 500 delegados inscritos, a conferência já tem todos os cinco eixos de discussão com lotação máxima. Com isso, Macaé é uma das maiores conferências do país, alcançando uma representação de 1% da população jovem do município. A conferência prossegue até 17h.

- Estamos trabalhando para planejar o futuro, dentro de um processo de sustentabilidade, dando condições de qualidade vida, a curto, médio e longo prazos, através do Planejando Macaé. Dentro desse contexto vamos estabelecer um polo para oferecer de forma perene para vocês, cultura e lazer, coisas que são importantes na rotina de vocês. Temos que estar atentos e ouvir os anseios da juventude e trabalhamos com uma equipe jovem na administração, buscando orientação em relação ao que os jovens querem. Vocês, hoje, têm a oportunidade que minha geração não teve, de poder se expressar de forma ampla, geral e irrestrita e podem pensar o mundo, construir uma democracia diferente, com um novo formato. Agora, é o momento de discutirmos como vamos construir um futuro melhor, destacou André Braga, na abertura da conferência.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Igor Sardinha, frisou que o evento marca a história de Macaé.

- Este momento marca a história de Macaé no que diz respeito a políticas públicas para a juventude, de discutir com os jovens e avançar nestas questões. Essa é a mensagem do Legislativo para esse momento, disse o vereador.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e integrante da Comissão Organizadora da conferência, Antônio Felipe Gonçalves, ressaltou que o momento é o de buscar novas conquistas. “A juventude de Macaé está querendo ser ouvida e o poder público está oferecendo essa oportunidade”, pontuou.

O subsecretário de Infância e Juventude, Luiz Fernando Teresa, disse que a conferência é um marco na vida dos jovens presentes ao evento.

- Estamos iniciando um processo para uma vida melhor para vocês, com um governo que está dando todas as oportunidades para vocês ingressarem na vida profissional, informou o subsecretário.

O presidente do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDDCA), Elbio Gualda Fernandes, destacou que via com muita alegria o auditório lotado de jovens. “Vocês serão os técnicos do futuro para conduzir o país”.

O texto geral (“A Juventude Construindo Macaé”) aponta cinco eixos que serão levados à plenária e defendidos durante a Conferência. Os cinco são: Qualidade de Vida dos Jovens: Esporte, Lazer, Meio Ambiente e Saúde para os Jovens; Educação e Mercado de Trabalho para os Jovens; Jovem e a nova formação cultural através dos meios de comunicação: Cultura e Comunicação; A realidade social da Juventude: Violência e Direitos Humanos e Os anseios da Juventude Macaense. Participação do Jovem na cidade de Macaé.

Os três temas mais importantes por eixo vão constar em anexo ao texto base para ser entregue ao executivo municipal, contendo as informações que mostram os anseios da juventude macaense.

Macaé levará 16 delegados para a etapa nacional que será realizada no período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília (DF). O número de delegados é definido a partir do total de jovens do município que em Macaé somam cerca de 50 mil. O tema a ser abordado na conferência será a “Juventude construindo Macaé”.

A abertura contou com a participação do secretário de Educação, Guto Garcia, do Ouvidor Geral da prefeitura, Décio Braga, do coordenador do Cemeaes, Alex de Moraes, da representante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Zoraya Dias, entre outros. A vice-prefeita< Marilena Garcia, mandou um vídeo com uma mensagem para os jovens.


Fotos Relacionadas