Foto: Flávio Sardou
Moradores do bairro Sol Y Mar e comerciantes da cidade conheceram o projeto
O novo conceito de drenagem para Macaé foi apresentado, na noite desta quinta-feira (22), aos moradores do bairro Sol Y Mar e comerciantes do município. O encontro, que aconteceu no auditório da prefeitura, foi promovido por representantes da secretaria de Obras. A ideia foi discutir soluções técnicas preliminares para as obras e serviços de engenharia que visam melhorias no sistema da área urbana.
De acordo com o secretário de Obras, Antônio Pires, a proposta é o escoamento natural, por meio da implementação de canais e galerias que levarão as águas até o mar. “As obras acontecerão em três etapas, com início previsto para o segundo semestre de 2014 e término em 2016. O novo conceito é não utilizar bombas para o escoamento das águas das chuvas e, com a ampliação de canais e criação de outros, elas possam fluir naturalmente para o mar. As bombas existentes vão continuar, porém, numa determinada bacia e com vazão de 4,5 metros cúbicos por segundo”, explicou o secretário.
Para estabelecer o novo conceito, foram realizados estudos hidrográficos com tecnologias de ponta. A proposta da gestão municipal é obter menor impacto para o projeto. As obras em 2014 irão começar com execução de canal fechado de 7,5 metros, no Centro. O canal da avenida Fábio Franco com Curvelo Benjamin terá 3,5 metros de profundidade, com cinco metros de largura.
Em 2015 e 2016 acontecerá a microdrenagem no Parque da Cidade, Avenida Rui Barbosa, Fábio Franco, Linha Vermelha, Ayrton Senna, além das bacias Águas Marinha, Venezuela e conclusão da galeria coberta no Centro da cidade.