Macaé terá três módulos padrão para Unidade de Polícia Pacificadora

25/04/2014 17:47:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Guga Malheiros

O contrato foi assinado na sede da Guarda Municipal, nesta sexta-feira (25)

Dando prosseguimento às ações de ocupação pelo poder púbico para pacificação de comunidades da periferia de Macaé, o secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório, assinou, na manhã desta sexta-feira (25), na sede da Guarda Municipal, o contrato administrativo entre a Prefeitura e a empresa selecionada por licitação para fornecimento de seis módulos habitacionais que serão dispostos de dois em dois formando uma unidade de acordo com o padrão estabelecido para Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. O prazo da empresa para a montagem dos módulos é de 30 dias a contar da data do contrato.

Cada unidade de terá capacidade para acomodar oito policiais. Os módulos terão escritório para atendimento à população, dormitório e banheiro. Todo o ambiente será refrigerado. Os contêineres nas Malvinas e Nova Holanda serão substituídos pelos novos módulos habitacionais. Já o terceiro será instalado na Ilha Leocádia.

- Com estes módulos, atenderemos a um dos requisitos da ocupação pacificadora, estabelecido pela Secretaria de Segurança. Com a unidade padronizada, será possível aumentar o contingente de policiais de dois para oito; dar mais conforto aos policiais e aos moradores, porque haverá um escritório para atendimento ao público. As obras de infraestrutura das edificações vão começar imediatamente. Além disso, assim que instaladas, ações de ocupação social serão iniciadas, disse o secretário de Ordem Pública e coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Edmilson Jório.

Ele destacou ainda que, durante o prazo para a execução das obras, diversos órgãos municipais irão apresentar ao GGI projetos de ações imediatas para serem desenvolvidas nas comunidades, voltados para a ocupação social. Eles vão abranger especialmente as áreas de esporte, educação, cultura e trabalho e renda.

Município envolvido na ampliação da segurança

Além da instalação dos três módulos padronizados para UPPs, no último dia 15, a prefeitura renovou o convênio com a Petrobras, por meio do Programa de Desenvolvimento para Macaé e Região (Prodesmar), que contempla a ampliação do Sistema de Videomonitoramento. Por meio da parceria com o governo do estado, Macaé foi contemplada com um total de 40 novas viaturas e cinco motos para o 32º Batalhão de Polícia Militar.

Além disso, a prefeitura assinou, nesta quinta-feira (24) um Protocolo de Intenções do novo Consórcio Regional de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil, junto aos outros cinco municípios cobertos pelo 32º BPM . O G6, como está sendo chamado, tem como finalidade a integração e interação entre os municípios em busca de ações para a melhoria da segurança pública regional.

A Secretaria de Ordem Pública promove também o projeto Bairro Legal, que consiste em operações conjuntas entre as secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana e Fazenda, além da Polícia Militar, para orientação de comerciantes, ambulantes e frequentadores dos bairros.