logo

Macaé troca experiência com especialista inglês em gestão pública

15/08/2011 14:30:47 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Foco é discutir modernização da gestão pública

O curso de pós-graduação “Gestão Pública Municipal”, promovido pela prefeitura na Cidade Universitária para servidores e organizado pela Câmara Permanente de Gestão, secretaria de Administração e Funemac, recebeu nesta sexta-feira (12) o especialista em gestão pública comunitária Gordon Murray, irlandês com vasta experiência no país de origem e na Inglaterra, em contratações envolvendo comunidades e decisões governamentais.

De acordo com o presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, o intercâmbio de informações é importante para discussão técnica e aprofundada sobre modernização da gestão pública com foco na melhoria dos serviços prestados à população. “Implantamos o Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios, o Pecam, em parceria com o governo do Estado e fomos um dos escolhidos para servir de exemplo a outras 72 cidades do estado como modelo de implantação bem sucedida do projeto”, citou Campos, lembrando que o Pecam prevê o estabelecimento de acordos de cooperação técnica entre o Estado e os municípios, além da captação de recursos dos governos Estadual e Federal para a implantação de projetos.

O crescimento acelerado de Macaé nas últimas décadas, maior que a média nacional, devido à indústria do petróleo, foi frisado pelo presidente da CPG como fator importante para se pensar no desenvolvimento da cidade. “O Orçamento Participativo implantado pela prefeitura como um mecanismo governamental de democracia participativa é um exemplo de gestão pública que insere a participação da comunidade e deve ser discutido”, comentou.

O coordenador do curso de pós-graduação “Gestão Pública Municipal”, Guido Vaz, que é mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio e doutorando em Engenharia da Produção pela UFRJ, contou que neste ano foi à Inglaterra para ter contato com especialistas em governos locais e em contato com professores, Gordon Murray foi indicado. “Ele tem uma vivência grande na gestão e no processo de modernização que as cidades inglesas estão passando nos últimos 50 anos”, explicou.

Segundo Guido, a troca de informações entre Macaé - sétima cidade do país na evolução do Produto Interno Bruto do setor de energia, com 5,4% - e o especialista em gestão pública comunitária inglesa é importante para a discussão da modernização da gestão pública local. “O especialista trabalhava como gestor de contratações e com o processo de modernização dos municípios ingleses, as cidades formataram uma organização que provinha vários serviços e metodologias para que os municípios fossem se desenvolvendo ao longo do tempo. Fiz o convite para Gordon passar duas semanas na UFRJ e aproveitei para convidá-lo para vir a Macaé, onde ele conheceu o projeto do Orçamento Participativo”, acrescentou.

O especialista irlandês, que tem mestrado e doutorado em gestão pública comunitária, elogiou o Orçamento Participativo implantado pela prefeitura de Macaé com o objetivo da comunidade decidir quais obras e investimentos são prioritários dentro do orçamento municipal. “A mudança de postura do governo, de ouvir a população, ao invés de ditar as regras, é importante. Macaé está no caminho certo na gestão democrática participativa com as discussões com a comunidade”, ressaltou.

A discussão de problemas de forma integrada também foi pontuada por Gordon Murray. “É importante combater os problemas olhando todos os setores envolvidos e não apenas um setor isoladamente porque todas as áreas da administração pública estão interligadas. O Orçamento Participativo é um exemplo a ser seguido e a Inglaterra pode aprender com essa experiência”, destacou o especialista.


Fotos Relacionadas