“Macaé vai à Luta”: projeto oferece aulas gratuitas de Jiu-Jitsu

25/06/2022 09:29:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Projeto é realizado no Ciep Maringá

A aluna do Jiu-Jitsu, Ludmilla Victoria Alves Ferreira, que estuda no 8º ano do Ciep Municipalizado Maringá é uma das 105 participantes do projeto Macaé vai à Luta, desenvolvido pela Secretaria de Esportes. Animada e disciplinada, ela confessa que o projeto mudou sua vida. “Estou há sete meses no Jiu-Jitsu e melhorei muito. Antes, queria só ficar em casa, sozinha, sem ânimo, mas agora faço questão de participar das aulas, de prestar atenção em todas as instruções para ser uma atleta de ponta”, comenta.

Além do Jiu-Jitsu, a estudante também faz parte do projeto de Atletismo conduzido pelo professor Hiller Franco. O projeto é uma parceria entre o Ciep Maringá, secretarias de Esportes, Educação e conta com apoio da Associação Esportiva Cidadania e Dignidade (AECD).

Para Ludmilla Victoria, participar de atividades esportivas é uma alegria indescritível. “Sou outra pessoa depois que entrei no Jiu-Jitsu e no atletismo. Só agradeço pela oportunidade. Quero trazer muitas medalhas para Macaé”, conta.

O Macaé vai à Luta acontece na sede do Ciep Maringá de segunda à sexta-feira. As aulas são abertas a alunos e toda comunidade, para pessoas a partir dos seis anos. O projeto está preparando a solenidade de graduação e troca de faixa, que vai acontecer dia 23 de julho, às 15h, na sede da unidade.Para fazer bonito no tatame, os alunos estão treinando para valer.

Conduzidos pelos professores Ranieri Fernandes, Luan Thomaz e Eduardo Lemos, as aulas são elogiadas pelos estudantes, pais e responsáveis. Entre eles está a pequena Sofia Santos Franco, de 6 anos. “Amo Jiu-Jitsu”, falou com brilho no olhar ao ser conduzida pelo professor Ranieri Fernandes. Para a mãe Mileide Santos, o “Macaé vai à Luta” é sinônimo de transformação. “ Minha filha sempre foi inibida e retraída. Depois que ela ingressou no projeto, ela ficou mais sociável e focada. Ela interage e se mostra feliz”, observou orgulhosa.

O responsável administrativo Marco Aurélio de Freitas, o projeto está fazendo a diferença junto às crianças e jovens. “Eles participam de aquecimento, da aula propriamente dita e também são compartilhadas informações relevantes para educação dos integrantes”, finaliza.

Quem quiser participar das aulas pode comparecer na sede da unidade municipal, de segunda à sexta-feira, das 10h às 11h e das 12h às 16h. Para o cadastro, devem ser apresentados os seguintes documentos: certidão de nascimento, foto 3x4, comprovante de residência, cópia da carteira de identidade e comprovante de vacinação.

O Ciep Maringá funciona na Rua Dinamarca, 72, Campo do Oeste.


Fotos Relacionadas