logo

Macaé vai disputar a semifinal do Troféu Luiz Penido

16/04/2012 09:11:00 - Jornalista: Simone Noronha

Em jogo marcado pela péssima arbitragem, o Macaé Esporte foi derrotado pelo Volta Redonda por 1 a 0 na tarde deste domingo (15), no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. Em jogo estava a disputa pelo sexto lugar na classificação geral do Carioca. Melhor para a equipe visitante, que com o triunfo chegou aos 22 pontos. Já o Macaé terminou em sétimo, com 20.

 Entretanto, o campeonato ainda não terminou para o Alvianil Praiano. Como ficou em quarto no Grupo A da Taça Rio, com 12 pontos, o Leão está classificado para a semifinal do Troféu Luiz Penido. O adversário do Macaé será o Fluminense, que ficou em 3º no Grupo B com 13 pontos. O duelo será realizado no próximo sábado (21), às 15h30, em Moça Bonita.

O jogo - Apesar da sexta colocação no geral em xeque, Macaé Esporte e Volta Redonda não fizeram um bom jogo na parte técnica. O time da Cidade do Aço aproveitou a desatenção inicial do Leão para decidir a partida. Aos 17min, o meia Julio Cesar arriscou de fora da área e o goleiro Luis Henrique fez boa defesa. Porém, dois minutos depois, o Voltaço abriu o placar com o atacante Vinicius, após boa jogada pela esquerda.

Após a parada técnica, o técnico Toninho Andrade corrigiu a marcação e o Macaé cresceu em campo. Em duas oportunidades, o assistente Rodrigo Teixeira de Freitas Braga parou o ataque com a marcação de dois impedimentos inexistentes. Com isso, a chance mais clara do Alvianil aconteceu aos 39. O lateral Valdir cruzou da direita e o atacante Hudson, promovido do time de juniores, quase marcou de cabeça.

Na etapa final, as ações ofensivas foram quase todas do Macaé. Logo aos 8, o zagueiro Douglas Assis cabeceou no travessão. Cinco minutos depois, o atacante Charles Chad também quase marcou de cabeça. Bem colocado, o goleiro Douglas fez bela defesa. Aos 14, Toninho sacou o lateral Valdir e colocou o atacante Pipico. Jogando nos contragolpes, o Volta Redonda só levou perigo aos 27min, com o atacante Jhonnattann. Douglas Assis salvou em cima da linha.

Mesmo com a arbitragem “amarrando” o jogo, o Macaé se lançou ao ataque, mas pecava nas finalizações. E a polêmica ficou para o final da partida. Já nos acréscimos, o árbitro Leandro Newley Ferreira Boleta deixou de marcar pênalti escandaloso a favor do Alvianil. Em cobrança de falta pela esquerda, Douglas Assis ajeitou de cabeça e o companheiro de zaga Luiz Otávio foi empurrado no momento em que faria o gol. O juiz assinalou escanteio.

Os jogadores do Leão reclamaram bastante com o árbitro e com o assistente adicional Raphael Silvano Ferreira Silva, que estava posicionado atrás do gol. Mas, de nada adiantou o protesto e o Volta Redonda comemorou a vitória em pleno Moacyrzão. Foi o primeiro jogo que Leandro Newley apitou neste Carioca. Ele havia trabalhado em outras cinco partidas, mas sempre como assistente adicional (quatro vezes) ou quarto árbitro.

- Pela segunda vez no campeonato escolhem o nosso jogo para fazer experiência com árbitros. Na Taça Guanabara foi a mesma coisa, na partida contra o Nova Iguaçu. Não acredito que ele estava mal intencionado, mas todas as faltas foram contra o Macaé e deixou de dar um pênalti claríssimo, isso sem contar os impedimentos que não existiram - lamentou o técnico Toninho Andrade no fim da partida.

FICHA TÉCNICA

MACAÉ ESPORTE 0 X 1 VOLTA REDONDA

Data/Hora: 15/04/2012 – 16h

Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo

Público: 384 presentes

Renda: R$ 990,00

Árbitro: Leandro Newley Belota



Auxiliares: Julio Campana de Carvalho e Rodrigo Teixeira de Freitas Braga



Cartões amarelos: Gedeil (MAC); Lima, Naldo, Julio Cesar e Leilton (VRE)



>> Macaé Esporte: Luis Henrique; Valdir (Pipico, 14’2ºT), Luiz Otávio, Douglas Assis e Edson; Gedeil, Bruno Barra (Tiago Lima, 35’2ºT), André Gomes e Wallacer; Hudson (Norton, 29’2ºT) e Charles Chad. Técnico: Toninho Andrade.



>> Volta Redonda: Douglas; Rafael Granja, Lima, Naldo e João Paulo (Robson, 23’2ºT); Thiesen, Manteiga (Roberto, intervalo), Glauber e Julio Cesar (Leilton, 28’2ºT); Jhonnattann e Vinicius. Técnico: Ricardo Drubscky.