Contendo o maior número de diretores dentro de uma Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), representantes do Macaé Convention & Visitors Bureau (Macaé CVB) participaram, na sexta-feira (08), da reunião que anunciou a liberação de R$ 10 milhões para a promoção dos atrativos turísticos de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
Durante o anúncio, feito pelo ministro do Turismo ( MTur), Pedro Novais, o vice-presidente da Federação de CVB do Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega; o vice-presidente de finanças, Leonardo Anderson e o conselheiro fiscal, Guilherme Abreu, apoiaram a iniciativa que resolverá não somente a reconstrução das cidades como também o problema da queda do fluxo de turistas para a região. “Com esses recursos, será possível reforçar a divulgação desses destinos turísticos”, noticiou o ministro.
Marco Navega completou o pronunciamento do ministro dizendo que o reforço será fundamental á recuperação das economias afetadas pelas enchentes de janeiro, na serra fluminense. “Achei fantástica a iniciativa de Pedro Novais. Espero que, realmente, estes recursos sejam gerenciados pela Federação de CVB, por ser uma instituição privada, de acordo com a proposta do ministro”, ressaltou o presidente do FCVB.
Na oportunidade, também foi anunciado que o estado deverá receber US$ 187 mi do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do Ministério do Turismo. Os recursos vão viabilizar a realização do Salão Estadual de Turismo, nos dias 02 e 03 de setembro, em Teresópolis, e a participação das cidades serranas no Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, que o MTur promove de 13 a 17 de julho, em São Paulo.
De acordo com o vice-presidente de finanças, Leonardo Anderson, o turismo é uma atividade de relevância na economia da região. “Participa com 15% da receita nos municípios serranos. Em Petrópolis, o percentual chega a 20%. Os recursos serão aplicados em ações voltadas para a recuperação da imagem do roteiro Serra Verde Imperial, integrado por dez municípios. Serão realizados eventos e campanhas publicitárias para divulgar os atrativos turísticos nos mercados nacional e internacional”, explicou.
A verba também será investida na construção de três novos centros de convenções: Cabo Frio, Nova Friburgo e Parati.
Uma boa notícia para o município de Macaé é que, pela primeira vez, o Conselho Estadual de Turismo (CET-RJ) vai se reunir fora da capital carioca. Ficou acertado que a próxima reunião, marcada para acontecer ainda neste mês, vai ser realizada em Niterói e, na sequencia, em meados de setembro, a reunião será sediada em Macaé.
- Tudo que acontece no turismo do estado é definido na reunião do conselho. Será uma ótima oportunidade para o município se propagar no universo turístico do país. Os conselheiros vão poder reconhecer Macaé como destino turístico e vão conferir de perto tudo que a cidade oferece no setor, frisou Navega.
Macaé possui um grande potencial em hotelaria, uma gastronomia impecável e inúmeras belezas naturais. Tudo isso, poderá ser apresentado no Salão Estadual de Turismo 2012, confirmado para ser realizado no próprio município. A data ainda não está definida, mas Pedro Novais já anunciou a boa nova, que vai movimentar a economia da cidade.
Na ocasião, também estiveram presentes o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro; o conselheiro fiscal, Guilherme Abreu, e o vice-governador, Luiz Fernando (Pezão).