logo

Macaé vence São José e conquista Super Copa Intertv

23/10/2010 15:00:25 - Jornalista: Marcos Neves Júnior

Foto: Kaná Manhães

Macaé conquista título de campeão dos campeões da Copa Inter TV.

Em partida emocionante no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, o Macaé venceu o São José do Vale do Rio Preto pelo placar de 1X0 e levou a taça da Super Copa Intertv de Futsal. O gol que sacramentou a vitória foi marcado por Adrianinho, na última metade da etapa final. A conquista inédita para a cidade dá à equipe o imponente título de campeão dos campeões e contribui para fortalecer ainda mais o nome de Macaé no cenário esportivo estadual. A equipe de futsal tem o patrocínio da prefeitura.

No último encontro das equipes, ocorrido na rodada final da primeira fase, o Macaé não tomou conhecimento do time de São José e aplicou uma goleada de 8X1. Se houvesse lógica nas partidas de futsal, isso poderia indicar que o título macaense seria fácil. No entanto, como alertou o treinador Cacau antes do início do jogo, “final é sempre um jogo diferente; não tem favoritismo”.

Foi o que se viu em quadra. O jogo começou bastante amarrado, com o Macaé tocando a bola no seu próprio território e aguardando raros momentos de desordem no sistema defensivo da equipe serrana. As primeiras oportunidades surgiram apenas com cinco minutos de bola rolando, ainda assim em chutes de longa distância, bem defendidos pelo goleiro do São José. O arqueiro macaense também salvou algumas ofensivas adversárias e o placar de 0X0 não foi alterado na primeira etapa.

O intervalo da final foi animado com um belo exemplo de superação e amor ao esporte. Integrantes do projeto Macaé Paraolímpico realizaram um partida-exibição de basquete de cadeirantes, que contou, inclusive, com a participação de jogadores da seleção brasileira da modalidade. Os atletas deixaram a quadra do Ginásio Municipal sob os aplausos da torcida macaense e preparam o clima para a segunda etapa.

Na volta para o segundo tempo, Cleyton, fixo do Macaé, disse que o bloqueio do São José era forte, mas que a tentativa seria de conquistar a vitória. Porém o jogo continuou no mesmo ritmo morno e de muito estudo das duas partes. A torcida incentivava, cantava alto e dava contornos de grandiosidade ao espetáculo, mas nada fazia com que a bola balançasse a rede.

O jogo precisava de um herói, alguém que mudasse o insistente 0X0 do placar. Fabiano, artilheiro da competição, não teve nenhuma oportunidade de gol, Paulinho também não estava nos seus melhores dias e a sempre calibrada pontaria do goleiro Diego falhava nas suas tentativas. Além disso, quando surgia uma chance de gol, o goleiro de São José fechava bem a sua meta e impedia a alegria da torcida.

Parece que esse posto estava reservado para um jogador: Adrianinho. Aos três minutos do segundo tempo, uma contusão no ombro o tiraria temporariamente do jogo. Mas, aos 13, Adrianinho retornou à quadra, ainda com algumas dores, e, 30 segundos depois, fez o gol do título do Macaé. Em jogada confusa dentro da área, iniciada com um passe de Paulinho, a bola sobrou para o herói da partida definir o placar de 1X0.

Depois de aberto o placar, a equipe de São José saiu para o jogo, afinal só uma derrota tiraria o título de Macaé. Porém o apoio da torcida e a organização tática do time macaense em quadra impediram qualquer reação da equipe serrana, que pressionou até o último segundo, mas não conseguiu mudar o placar. Com isso, depois de 40 minutos de futsal bem jogado, com apenas três faltas e nenhum cartão, a partida terminou e o título de campeão da Super Copa Intertv ficou em Macaé.

Depois do apito final, a euforia tomou conta do ginásio e jogadores, comissão técnica e torcida comemoraram juntos o título inédito. O treinador da equipe, Cacau, agradeceu o apoio da Secretaria de Esportes de Macaé e falou da importância da conquista para a cidade. “Nossos atletas e todos os membros do corpo técnico são macaenses e isso tem de ser ressaltado. É uma grande vitória para nós.”

Autor do gol do título, Adrianinho também falou sobre a conquista. “Foram quatro meses de dedicação e treinamentos. Enfrentamos chuvas, feriados e o resultado é esse. Agora é comemorar e preparar a equipe para as competições do ano que vem”. Além do título, o gol selou as pazes entre a torcida e Adrianinho. “Eles estavam me cobrando e o que eu podia dar era esse gol” – disse o herói da partida.

Esta foi o segundo ano que Macaé sediou a final da Copa Inter TV, e desta vez com o gostinho especial de ter o time da casa entre os finalistas.

- Ficamos muito felizes em sediar mais um grande evento, e mais uma vez demos aos organizadores da Copa Inter TV todo apoio necessário. O nosso Ginásio já foi palco de grandes jogos de futsal, e já recebemos duas vezes a Seleção Brasileira do esporte, além de eventos como o Desafio Panamericano de Ginástica Rítmica e o Showbol, disse o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do município, Alex Moraes, que destacou a boa estrutura do Ginásio, considerado um dos melhores do interior do estado.


Fotos Relacionadas