Foto: Divulgação
Muk e uma de suas obras: inspiração em Dali
Professor de arte do Grafite pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria Municipal de Educação, o macaense Marlon Gitiranna, o Muk, embarca nesta quinta-feira (28) para Lima, capital do Peru, como o único representante do Brasil no Meeting of Styles, maior evento mundial de grafiteiros. O evento acontece de sexta-feira (29) a domingo (31) e conta apenas com artistas convidados, somando quase 300 grafiteiros do mundo inteiro que vão trocar experiências, estudos e exibir sua arte para o mundo.
Segundo Muk, o convite veio em função da viajem realizada há dois anos ao Chile, onde também houve um encontro mundial de grafiteiros. Mas é a primeira vez que é convidado para o Meeting of Styles, conhecido pela sigla MOS.
- Para mim é o reconhecimento de um trabalho e uma vitória para os artistas do grafite de Macaé. Ano passado participamos pelo maior evento de grafite do mundo em Santiago no Chile. Lá fiz diversos contatos e acho que tive uma boa atuação. Com isso a arte de Macaé está bem destacada. Ganhamos respaldo em todo o Brasil, conta Muk que promete voltar antenado com as novas tendências da arte mundial que hoje é um dos ícones da contra-cultura urbana do século XXI.
Embora seja autodidata, Muk nunca para de pesquisar o grafite, reciclando e aperfeiçoando a própria arte.
- Atualmente estou numa fase surrealista, sou fã confesso de Salvador Dali. Acho que ele teve coragem de fugir do padrão vigente da época, quando todos seguiam meras cópias da realidade, como se fossem máquinas fotográficas, explica o artista que também faz parte do grupo Koliriu que integra a equipe de voluntários do projeto Minha Escola Querida.
Desde 2002, o MOS lançou mais de 100 eventos em 17 países e atraiu mais de 100.000 espectadores em toda a Europa, Rússia e Estados Unidos. Fornecendo um ponto focal para a cultura de rua urbana e grafite, estão empenhados em manter um certo nível de qualidade e variedade. Além do grafite, o evento contará com batalhas de MCs, com hapers do mundo efetuando duelos de poesia a exemplo do que acontecia no filme “8 mile”.
Em sua viagem ao Peru, Muk está sendo patrocinado pela prefeitura, através da Secretaria de Educação, que está dando a passagem. A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer também ajudou com a alimentação. Várias empresas de Macaé também estão dando apoio ao artista, como o Westgroup, Luminárias da Cidade, Maré surfware, Adelco – Sistemas de energia e Gráfica Silva Santos.