Foto: Divulgação
Funcionário público da secretaria de Fazenda, Jorginho leva o nome de Macaé à vários lugares do país por meio do esporte
A 14ª edição da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que contou com a presença de 19 mil corredores brasileiros e estrangeiros, sob o intenso calor deste último domingo (22), teve a participação do atleta macaense Jorge Luiz Rodrigues Moreira, conhecido como “Jorginho”. A corrida começou às 9h, saindo da Praia de São Conrado em direção ao Aterro do Flamengo.
Jorginho, aos 41 anos, destaca que conseguiu uma excelente colocação em sua categoria. “Fiquei no 247º lugar na posição geral, com o tempo de 1h27min, já na minha categoria, 40 à 44 anos, com a participação de 1.676 corredores, consegui ficar na 35ª posição”. O corredor treina cerca de 2h diárias e aproveita a região serrana de Macaé para melhorar seu condicionamento, com altitudes mais elevadas.
O atleta, funcionário público da secretaria Municipal de Fazenda, leva o nome de Macaé à todas as corridas que enfrenta há mais de 20 anos por todo o Brasil. Mesmo ainda sem a ajuda de patrocinadores e sem a Bolsa Atleta, ele não desiste do esporte. “Os atletas macaenses precisam ser mais valorizados. Enquanto eu puder me manter correndo, sem o Bolsa Atleta ou patrocínio, eu continuo a participar das provas”, afirma Jorge.
Jorge Luiz foi o primeiro atleta macaense a participar de uma prova de 50 quilômetros e também o primeiro macaense a fazer a prova de 24 horas – 126 quilômetros – em Campinas, no entorno do Parque Taquaral.
Até o final deste ano, Jorge conta que os treinamentos vão ficando cada vez mais intensos, para conseguir um melhor condicionamento durante as próximas provas, que acontecem no mês de dezembro. “Já estou me preparando para a Volta Internacional da Pampulha, em Minas Gerais, que já serve como um preparatório para a disputada da Corrida de São Silvestre, em São Paulo”, explica o atleta.
A Meia Maratona Internacional do Rio, que começou em São Conrado, percorreu a orla da Zona Sul carioca, passando pelos bairros do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo. A 14ª edição da prova teve a participação de mais de cem corredores de 20 países, como: Estados Unidos, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha, Portugal, Arábia Saudita, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Chile e Argentina, além de países africanos.