Macaenses comemoram o Dia da Música

21/11/2006 17:46:48 - Jornalista: Marilene Carvalho

Uma noite especial está marcada para esta quarta-feira (22) no Teatro Municipal. Alunos e professores do Conservatório de Música de Macaé se reúnem nesta data para celebrar o Dia da Música, prometendo levar ao público bons momentos de prazer e emoção. O evento será a partir das 19h. A entrada é gratuita, mas quem quiser pode colaborar levando um quilo de alimento não perecível, para ser doado ao Centro de Apoio Flor da Manhã da Nova Holanda.

A apresentação comemorativa ao Dia da Música será feita por alunos que participam das atividades de prática de grupo. Os alunos do professor Bruno Py irão tocar arranjos originais para composições de Egberto Gismont e Marcos Valle. O público também vai poder ouvir sucessos da MPB, como Revoluções por minuto (RPM), Como eu quero (Kid Abelha), Gostava tanto de você (Tim Maia), Maria Maria (Milton Nascimento) e outros, com a execução dos alunos do prof. Giovanni Bizzoto.

A programação prossegue com os alunos do professor Gabriel Santiago interpretando uma composição do próprio professor, para cinco guitarras, piano e computador. Os pupilos da prof. Glória Calvente, integrantes do Madrigal (formação vocal típica de música antiga) apresentarão repertório renascentista e de músicas brasileiras do século passado. Já os alunos do professor Helio farão uma mostra do trabalho realizado com o Quarteto de Trombones, na Praça das Artes do Centro Cultural, começando mais cedo, às 18h.

A celebração pelo Dia da Música contará ainda com a participação especial da pianista Maria Urquiza e do saxofonista Anderson Aprigio, interpretando Verano Porteño, de Astor Piazzola. O Conservatório de Música de Macaé (CMM) é um órgão vinculado à Escola Municipal de Artes Maria José Guedes que, por sua vez, é um braço da Fundação Macaé de Cultura. O CMM é a única escola pública de música do Estado do Rio de Janeiro, onde se cobra apenas uma taxa de manutenção semestral.

Em apenas dois anos de funcionamento, tem 290 alunos recebendo aulas de 15 instrumentos, teoria musical e prática de conjunto (bandas, orquestras de choro, violino e flauta doce, além da camerata de violões). Os professores do Conservatório também dão suporte às bandas locais visando ampliar o conhecimento dos músicos. Outra iniciativa do CMM é a recente formação de uma turma piloto, de nível técnico, para professores de música de Macaé.

“A música faz parte da vida de todas as pessoas e nem sempre ela é lembrada depois de consumida. Por trás deste fenômeno que mexe com os sentidos, que estimula, alegra e acalanta está o profissional que o executa, e que é parte importante nesse processo de transmitir ao público a emoção”, diz o diretor do CMM, o maestro Lúcio Duval, para ressaltar a importância desta data para a categoria.