O jornalista Antonio Felipe Gonçalves, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé e o presidente da União Municipal dos Estudantes de Macaé, o publicitário José Neto, são os dois macaenses que estão representando o município de Macaé a partir desta sexta-feira (09), na II Conferência Nacional de Juventude, em Brasília.
Abordando o tema “Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, a Conferência será norteada por três vertentes: “Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional”; “Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015”; e “Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude”.
A I Conferência Nacional de Juventude aconteceu em 2008, com o lema “Levante Sua Bandeira”, que mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o país e aprovou um conjunto de 70 resoluções e 22 prioridades. A Conferência estimulou a discussão da temática juvenil por parlamentares, prefeitos, secretários e governadores, entre outros agentes públicos.
- A partir desta segunda Conferência, o principal objetivo é que a juventude possa reafirmar ainda mais o seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento nacional, deliberando, entre outras prioridades, a necessidade de avanços no Marco Legal da Juventude, com a aprovação do Plano Nacional e do Estatuto da Juventude, em tramitação no Congresso Nacional. É fundamental que esta nova conferência defina quais são os direitos da juventude, as políticas e programas prioritários, apontou Antonio Felipe, que também é membro do Conselho Nacional de Juventude.
E é com esta mentalidade que José Neto, eleito delegado na última Conferência Estadual, também irá levar as propostas para colaborar com a Etapa Nacional.
- Fiquei muito feliz de ser eleito em Macaé, na Conferência Municipal e depois na Etapa Estadual, onde fui eleito para esta nova Conferência. Agora, o meu papel será de defender, em Brasília, os interesses da Juventude, como cobrar mais investimentos do governo para projetos a este público, destacou. A 2ª Conferência Nacional de Juventude segue até a segunda-feira, dia 12.