Macaeprev lança projeto itinerante

29/06/2023 14:02:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

O primeiro encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação

O Instituto de Previdência Social do Município de Macaé (Macaeprev) iniciou, nesta quinta-feira (29), o projeto Macaeprev Itinerante, com objetivo de percorrer diversas secretarias para divulgar as ações do órgão e esclarecer os direitos do servidor, relacionados às questões previdenciárias.

A primeira reunião foi voltada aos profissionais da Secretaria de Educação. O encontro aconteceu na Cidade Universitária e reuniu diretores das unidades escolares e coordenadores do Cemeaes.

De acordo com o Diretor Previdenciário da Macaeprev, Júlio Viana, a meta é promover encontros mensais para levar todo conhecimento da Macaeprev aos servidores.


“Estamos mostrando as atribuições da instituição e, principalmente, como funciona todo trâmite para aposentadoria. Muitos servidores estão com dificuldade na hora de incluir o tempo de serviço de outro regime previdenciário”, frisou.

Ele acrescentou que a escolha pela Educação ser a primeira contemplada, se deve ao número de servidores que ingressaram na prefeitura ainda quando o regime era CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).


“Pare esses profissionais requererem sua aposentadoria, eles precisam solicitar ao INSS a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC). O CTC é o documento que permite a transferência do tempo de contribuição entre regimes previdenciários, viabiliza a contagem recíproca”, explicou.

A superintendente Administrativa da Secretaria de Educação, Aline Bittencourt ressalta que por ser uma secretaria com quase sete mil servidores, essa é fundamental para que todos tenham acesso ao conhecimento.


“Os gestores que estão aqui serão multiplicadores destas informações para os demais servidores da rede de Educação”, disse.

Para o assessor previdenciário da Macaeprev, João Fernandes, além das palestras, a equipe do Instituto - que conta ainda com a coordenadora de Benefícios, Hélida Márcia - também vai tirar todas as dúvidas dos servidores.


“Dentro do projeto Macaeprev Itinerante, estamos levando informação e educação previdenciária aos servidores”, falou.

O Instituto de Previdência Social do Município de Macaé (Macaeprev) funciona na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 293, no Centro da cidade.


Fotos Relacionadas