Macaeprev: recadastramento de aposentados e pensionistas já começou

17/07/2023 15:19:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Bruno Campos

Os aposentados e pensionistas devem ficar atentos aos prazos até dia 31 de outubro

O recadastramento/censo obrigatório para aposentados e pensionistas teve início nesta segunda-feira (17), na sede do Instituto de Previdência Social (Macaeprev). O objetivo é cumprir a legislação federal, além de atualizar os dados dos beneficiários.

O presidente do Instituto, Claudio Freitas, informou que o recadastramento/censo é realizado de cinco em cinco anos. "É a primeira vez que realizamos de forma online. Todo passo a passo poderá ser acessado pelo site da MacaéPrev. Já presencialmente, o comparecimento ao local deverá ser de acordo com a tabela divulgada", explicou.

O coordenador do recadastramento, Patric Vasconcelos, informou que até a manhã desta segunda-feira (17) foram realizados 60 recadastramentos de forma online, que, posteriormente, serão avaliados para verificar se a documentação está correta.

"Estamos com uma sala preparada para receber os aposentados e pensionistas das 9h às 17h. É importante que todos estejam atentos aos documentos exigidos e cumprimento dos prazos, pois, depois de 31 de outubro, os benefícios serão suspensos até que a situação dessa pessoa seja regularizada", ressaltou.

O diretor previdenciário, Júlio Viana, ressaltou a importância do recadastro. "O recadastramento previdenciário é importante pois permite a atualização dos dados dos segurados, garantindo a correta concessão e manutenção dos benefícios previdenciários. Isso contribui para a transparência e eficiência do sistema, evitando pagamentos indevidos e fraudes", disse.

A lista com documentos necessários para os pensionistas, inativos e dos dependentes está disponível neste link.

O inativo/aposentado ou pensionista que não fizer o recadastramento terá o pagamento de sua aposentadoria ou pensão suspenso a partir do mês seguinte ao final do prazo estabelecido. O restabelecimento ficará condicionado à regularização da situação.

Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone: (22) 2763-6339 ou pelos e-mails: macaeprev.rj@gmail.com ou cadastromacaeprev@gmail.com.


Fotos Relacionadas