logo

Macrodrenagem: continua abertura de canais para ampliar vazão pluvial

09/04/2010 16:53:55 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Prefeitura continua ações da primeira fase do Programa Água Limpa

A prefeitura continua as ações da primeira fase o Programa Água Limpa, implantado pelo prefeito Riverton Mussi em 2008. Esse programa de macrodrenagem do município é prioridade para o governo municipal. Nele, a prefeitura vai investir, num prazo de quatro anos, com recursos próprios, R$ 277 milhões. Desde o seu início, o programa vem realizando ações direcionadas acabar com o problema de alagamentos e também ampliar o saneamento básico do município.

Sobre as ações da primeira fase do Programa Água Limpa, o engenheiro Edílson Ferreira, do Consórcio CBPO/Zadar, empresa vencedora da licitação para a realização das obras desse programa, coloca que já foi iniciada a concretagem do trecho do canal na esquina entre a Travessa Coronel Sizenando e Rua Antônio Curvelo Benjamim. “Iniciamos a colocação da laje superior do canal e é nosso objetivo liberar o trânsito nessa área no final da próxima semana”.

Além disso, disse o engenheiro, na Avenida Evaldo Costa, 200 metros de trecho já estão sinalizados e foi iniciada na quinta-feira (08) a escavação do canal de drenagem das águas pluviais, que totalizará 1.500 metros. O engenheiro ressalta o apoio integral da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) na sinalização da área, informando que o trânsito ocorre em meia pista nesse trecho da via e o tráfego pesado foi transferido para a Linha Vermelha.

Já foram retiradas numa área de 30 metros as árvores existentes sobre o antigo canal da Evaldo Costa e na sexta-feira (09) acontece a retirada de outras num trecho de 50 metros. Essas árvores, todas catalogadas pela secretaria municipal de Meio Ambiente, já foram levadas para serem replantadas no Sambódromo da Linha Verde.

Para o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, as ações do Programa Água Limpa estão dentro do cronograma, com pequenos atrasos em dias de chuva forte, quando as obras são paralisadas. “Continuando as ações da primeira fase do Programa Água Limpa estamos completando o Canal da Antônio Curvelo Benjamim e entrando na Evaldo Costa para abertura do novo canal e vamos fazer a interseção desses dois canais dentro de, no máximo, um mês”. A previsão é concluir o canal da Evaldo Costa em outubro’, disse o secretário.

O presidente da Associação de Moradores do Visconde de Araújo, Márcio Machado de Souza coloca que a comunidade está satisfeita e acompanhando as obras de macrodrenagem. “Continuam os alagamentos em diversos trechos com chuvas fortes, mas a população está aguardando o término das obras, reconhecendo o esforço da prefeitura para solucionar a questão dos alagamentos nessa região. Esse é um problema antigo que o prefeito Riverton Mussi teve a coragem de enfrentar. Com as obras já realizadas, mesmo com os alagamentos, o escoamento já é mais rápido”, disse Márcio