Mactran alerta: estacionamento na Avenida Beira Mar está proibido durante o reveillon

29/12/2006 15:19:28 - Jornalista: Simone Noronha

Dentro do esquema especial de trânsito montado para a festa de reveillon, a Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) faz um alerta especial aos motoristas. Das 18h deste sábado (30) até às 6h de segunda-feira (dia primeiro) está proibido o estacionamento de veículos não autorizados na Rua José Passos de Souza Júnior, a Avenida Beira Mar, que corta os bairros Morada das Garças e Vivendas da Lagoa. “A rua, que margeia a Praia do Pecado, vai servir como rota de emergência de ambulâncias e carros de apoio”, explicou o presidente da Mactran, coronel Lúcio Aracati.

De acordo com ele, os carros que estacionarem no local sem autorização serão rebocados para o depósito da Guarda Municipal. O estacionamento na Avenida Beira Mar está liberado apenas para autoridades e veículos credenciados pela Mactran e pela MacaéTur. “Tivemos o cuidado de alertar os moradores esta semana, para evitar transtornos de última hora. Estamos orientando quem mora na região da Lagoa a deixar o carro na garagem”, disse Aracati.

Nos dois bairros, também estarão interditadas para o trânsito as ruas Amphilóphio Trindade (Beira Lagoa) e José Henrique da Silva (Rua Central). O acessos será permitido apenas para moradores, convidados e pessoal de serviço. Na Praia dos Cavaleiros, a Avenida Atlântica será fechada das 18h de domingo até às 6h do dia primeiro, da Rua Luiz Reid até o Hotel Comfort. Não será permitido o estacionamento de carros.

Ao todo, 50 agentes de trânsito e 35 inspetores de transportes estarão atuando durante o reveillon. Para os ambulantes devidamente cadastrados, a carga e descarga de mercadorias será permitida até às 19h. A secretaria de Obras montou um estacionamento com capacidade para 1,5 mil veículos na Lagoa, próximo ao Terminal e à empresa Artemísia.

Quem for de ônibus para a festa da virada do ano, no domingo, não terá com o que se preocupar. As empresas de transporte vão colocar à disposição dos passageiros 100 ônibus e 10 vans. Os terminais Lagomar e Central ficarão abertos 24 horas entre os dias 31 e primeiro de janeiro. Os demais terminais vão funcionar regularmente até cinco minutos depois da meia-noite, reabrindo às 5h do dia primeiro.

No Terminal Central, serão disponibilizadas as plataformas 7 e 8 para o transporte exclusivo de passageiros com destino à Lagoa. As duas plataformas estarão sinalizadas. A partir das 22h do dia 31, 35 ônibus farão a linha Termina Central/Lagoa/Terminal central. Os ônibus restantes – 65 – serão distribuídos para atender aos bairros. As vans farão o percurso Terminal Central/Bairros, de acordo com a demanda de passageiros.


Programação

O reggae do cantor Armandinho, que conquistou o país com o hit “Desenho de Deus”, abre neste sábado a programação de ano novo de Macaé. O show, com entrada franca, acontece a partir das 22h no palco da Lagoa de Imboassica. A prefeitura de Macaé e a Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur) preparou uma programação especial em vários pontos do município para esta virada do ano, com show e queima de fogos.


Na noite da virada, de domingo para segunda, a expectativa é de que cerca de 50 mil pessoas participem da queima de fogos e dos shows. Na Lagoa, onde está sendo aguardado maior público, quem comanda a contagem regressiva é a banda Cheiro de Amor. No Aeroporto, na Praia do Coco, o pagode de Dudu Nobre é que anima a chegada de 2007. No Lagomar, a festa fica por conta do grupo de forró Pai D`Égua, e na Barra, Simpatissamba. Já na região serrana a contagem regressiva começa em Glicério com o show de Sandro Martins e no Córrego do Ouro quem comanda é a banda Forró Brasil.

A novidade deste ano será a queima de fogos na Lagoa de Imboassica, onde a estrutura já começou a ser montada. O palco foi erguido entre a Lagoa e o mar. Para evitar acidentes, a estrutura para a queima de fogos será montada em um a área isolada, atrás do palco. Toda a operação tem autorização dos órgãos competentes e será acompanhada de perto pelo Corpo de Bombeiros e por uma brigada anti-incêndio. Na Lagoa, o espetáculo pirotécnico deve durar cerca de 20 minutos.

A segurança da festa será feita por 90 homens da Guarda Municipal e por 60 policiais militares. Para proteger a restinga da praia do Pecado, a secretaria de Meio Ambiente colocou tapumes em volta das "ilhas" de vegetação. E para evitar acidentes, a área onde está sendo feita a obra da orla da Lagoa também será cercada.