Mactran, Semma e bairro Costa do Sol discutem com Petrobras impactos do estacionamento da empresa.

16/03/2006 17:33:02 - Jornalista: Cesar Dussac

Foi realizada nesta quinta-feira (16) na sede da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) reunião entre representantes dos moradores da Costa do Sol, da Petrobras, da Secretaria de Meio Ambiente, o presidente da Mactran Fernando Magalhães e a diretora de Trânsito, Laismeire Meirelles, para o alinhamento de providências que visam a minimizar os impactos causados pelo novo estacionamento da Petrobras.

Foram destacadas providências para atender as reivindicações dos moradores, apresentadas pelo presidente da Associação, Clijomar Amaral. Houve consenso entre os engenheiros da Petrobras, Leo Zimermann e Cristine Pascoal, a representante da Secretaria de Meio Ambiente – Semma - Alessandra Veloso, quanto as soluções apresentadas pela Mactran.

Os moradores reivindicam a construção de uma escada de acesso ao ponto de ônibus próximo a uma loja de rações da Avenida Rui Barbosa. Para atendê-la, será feito estudo de viabilidade pelo setor de Trânsito da autarquia. Para facilitar a travessia da pista pelos moradores da Costa do Sol/Cajueiros, será instalado um sinal de três tempos. Visando a facilitar o acesso ao calçadão da Praia Campista, será feito um estudo para a colocação de sinalização no trevo. Outra solução apresentada foi a revitalização do túnel sob a Rui Barbosa, que ficaria a cargo da Petrobras, além da colocação de um portão para fechamento do túnel à noite.

Segundo Clijomar, foram constatadas trincas no asfalto do viaduto da rede ferroviária, além de corrosão na estrutura. O presidente da Mactran vai solicitar à secretaria de Obras estudos para restauração. A execução ficará a cargo da Petrobras. A Mactran também vai solicitar à Semob um projeto para para extensão do passeio e ciclovia até a entrada da Petrobras, obras também a cargo da empresa.

A Mactran passou à representante da Semma, Alessandra Veloso, o encargo de estudar uma solução para o esgoto a céu aberto no Parque Valentina Miranda. O estudo será apresentado à Semob, para execução das obras pela Petrobras. O estudo referente ao paisagismo da Costa do Sol, depende do convênio com a Petrobras, que também vai executar as obras. Outro estudo de paisagismo a cargo da Semma se refere ao talude – terreno inclinado – na margem da Rui Barbosa. O escoamento de água no local estará a cargo da Defesa Civil. A execução das obras também estará a cargo da Petrobras.