Foto: Divulgação
Mais de cem pessoas comemoraram o Dia Mundial da Água na Cachoeira da Siriaca, em Glicério
Mais de cem pessoas comemoraram o Dia Mundial da Água na Cachoeira da Siriaca, em Glicério, na manhã deste domingo (20). Com o tema “Água é fonte de vida. Preserve”, os participantes abraçaram a Siriaca, uma forma de simbolizar a preservação dos mananciais, principalmente as nascentes.
Durante o evento, uma equipe da SEMA mediu a qualidade da água da cachoeira e em todas as medições os resultados deram excelentes: a média do PH ficou em 7,9, sendo que o ideal é de 6 a 9, e o nível de oxigênio foi de 8, o ideal é acima de 6.
O secretário municipal de Ambiente, Maxwell Vaz, destacou a importância da preservação do local, para que as futuras gerações possam utilizar o local. “Hoje aqui, nós vemos que os moradores estão motivados para a preservação ambiental. Devemos prestar atenção para outras gerações e por isso temos que usar este espaço com responsabilidade. Nós instalamos na última semana placas, a fim de ordenar o uso deste local. Estamos preparando um documento, que tenha valor de lei, para o uso adequado da Siriaca”, enfatizou.
Maxwell lembrou dos últimos desastres ambientais e ressaltou a importância da preservação. “Tivemos as notícias de Friburgo, Teresópolis e Petrópolis em janeiro, atualmente temos as notícias internacionais, com terremotos e maremotos no Japão. Isso nos mostra que temos que estar preparados. O planeta está tentando nos mostrar que é preciso cuidar dele e as pessoas precisam mudar de atitude. Hoje temos aqui muitas pessoas que poderiam estar aproveitando o seu domingo, mas resolveram vir aqui para fortalecer esta causa”, afirmou.
A advogada e representante do INEA, Ana Letícia Silveira, contou sobre o trabalho em conjunto que o órgão tem com o município. “Macaé nunca atingiu um nível tão grande de licenciamento ambiental quanto atualmente. Temos uma parceria muito grande para atender a comunidade e os empreendedores e estamos de braços abertos para receber os empresários que quiserem executar ações de educação ambiental, pois acreditamos que tudo começa com a educação”, afirmou.
O coordenador do Procon Macaé, Eraldo Viana Sant’Ana, também esteve presente no evento. “O Procon defende o consumidor e a secretaria de Ambiente luta pelo interesse coletivo e por isso os dois andam juntos, pois defendem os interesses da população. Parabéns por este evento”, salientou.
O presidente a AMA Glicério, Marcelo Figueira da Silva, disse que este é o primeiro passo para a preservação da cachoeira da Siriaca. “A serra hoje está pedindo socorro e encontramos apoio na Secretaria de Ambiente. Acredito que este é o início de um grande movimento de preservação ambiental. Precisamos de apoio para preparar a Siriaca para o turista, para que ele use o local de forma ordenada. Muitos estão acostumados a vir e deixam o lixo para trás, fazem churrasco na beira da água e conto com vocês para mudar este cenário e ajudar a preservar o ambiente de Glicério”, concluiu.