Quando se trata de cliente, não basta satisfazer: é preciso encantar. E um dos segredos para conseguir isso, é estabelecer relações humanas positivas. Nesta quarta-feira (28), os participantes da oficina “Gestão à Mesa – Garçom Vendedor” puderam aprender um pouco mais sobre técnicas para proporcionar muito mais do que um atendimento nas mesas e criar conexões com os clientes. A atividade, realizada em dois turnos, é promovida pelo Sebrae e conta com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Responsável pela oficina, a consultora empresarial, jornalista e palestrante, Simone Andretti, observa que é preciso entender o que o cliente está buscando, suas preferências, orientar na escolha do cardápio, dos pratos.
“Vai muito além de técnicas de servir esses clientes, mas sim, sugerir algo além, estimular o cliente também a provar uma entrada, bebida, sobremesa, um cafezinho... É fazer de uma forma em que o cliente se sinta acolhido, com foco em que ele possa continuar voltando ao estabelecimento”, afirma.
A consultora fala ainda sobre a importância do trabalho coletivo e parceria entre a equipe, tanto com quem está no salão, como quem tá nos bastidores, na cozinha. “Isso dá resultados. O que a gente percebe é que o pessoal sai do treinamento com vários focos para fazer diferente. Na forma de se comunicar já é possível sugerir de uma maneira positiva e mudar toda a interação”, pontua.
E para o mercado de trabalho, esse tipo de treinamento faz diferença. “Eu também trabalho com consultoria de negócios para muitos empregadores nessa área e eu escuto a dificuldade de ter mão de obra de pessoas que, muitas vezes, não estão comprometidas. Então, quando uma pessoa realmente se destaca, ela ganha até mais competitividade, reconhecimento, valorização e se torna visível para o mercado, porque, com certeza, existem oportunidades”, acrescenta Simone.
O foco da ação é a qualificação profissional e o fortalecimento do setor de bares, restaurantes e comércio. Os encontros são na sede da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), localizada na Avenida Rui Barbosa, 270, no Centro.