Mapa do Turismo: Macaé mantém categoria A no ranking nacional

17/05/2023 18:05:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Equipe Secom

Resultado consolida Macaé como potência turística no estado

A potência, infraestrutura e riquezas naturais de Macaé conferiram à cidade mais uma vez a categoria A no Mapa do Turismo Nacional. A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (17), pelo Ministério do Turismo, categorizou 2.477 municípios brasileiros. Na região da Costa do Sol, apenas Búzios e Cabo Frio também alcançaram o índice mais alto da classificação, que vai até a letra E.

A retomada das atividades turísticas em Macaé tem sido amparada pelas políticas públicas da Prefeitura que criam um ambiente propício ao desenvolvimento do setor em diferentes segmentos como esporte, cultura, além do de negócios. O Calendário de Eventos Turísticos, com ações de janeiro a dezembro, ajuda o município a atrair turistas em diversas épocas, reduzindo a sazonalidade.


“Esse resultado, leva em conta o desempenho da economia no turismo em nosso município, além de indicar que a cidade está atendendo as expectativas do Ministério de Turismo. A categorização avalia a nossa capacidade turística, bem como o trabalho que vem sendo realizado, os investimentos no turismo e como operacionalizamos isso tudo. Estamos muito felizes por manter Macaé no topo do turismo nacional. Isso chancela ainda mais o trabalho do governo municipal no fomento do setor e nas parcerias com as instituições e a iniciativa privada”, destacou Léo Anderson, secretário adjunto de Turismo.


A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que cumpram os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo, que tem a ferramenta como indicador para orientar a definição de políticas públicas. A atualização, divulgada este ano, trouxe o registro de 2.477 municípios e 335 regiões turísticas no país. No estado do Rio de Janeiro, além de Macaé, apenas outras seis cidades tiveram a mesma classificação: Paraty, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Búzios, Cabo Frio e Petrópolis.

Riquezas Naturais e Infraestrutura

Macaé possui 23 Km de litoral com praias que encantam moradores e visitantes, além da Lagoa de Imboassica, um dos cartões postais da cidade. A região serrana do município possui inúmeras cachoeiras e é destino certo para quem ama o contato com a natureza, atraindo as pessoas para a prática do ecoturismo e do turismo de aventura.

O aeroporto e a infraestrutura de estradas, com ligação direta à BR-101, facilitam o deslocamento dos turistas que têm no município a segunda maior rede hoteleira do estado do Rio de Janeiro. Na cidade e na serra, existem desde pequenas pousadas a grandes hotéis de redes internacionais, contando com mais de uma centena de meios de hospedagem e, aproximadamente, 12.000 leitos.


Fotos Relacionadas