logo

Maria Klonowska brilha em sua noite de autógrafos

29/04/2011 14:05:24 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiário

Foto: Divulgação

Aos 89 anos, artista plástica macaense lança livro de arte contando sua vida e obra.

A noite de autógrafos de Maria Klonowska, uma das mais queridas artistas plásticas da região, foi de muito sucesso. A artista recebeu muitos convidados interessados em sua obra exposta no livro "Maria Klonowska Arte & Vida", de autoria de Mário Margutti, da editora Instituto Vida Sustentável e parceria da termelétrica UTE Norte Fluminense. Devido à chuva, a festa foi transferida de última hora do Solar dos Mellos para a sede social do Ypiranga Futebol Clube

Aos 89 anos, Maria Klonowska recebeu com muita alegria e simpatia todos os amigos, familiares e convidados, que participaram de um coquetel – ao todo, cerca de 250 pessoas prestigiaram a artista. Telas e tapeçarias produzidas pela artista deram mais cor e vida à decoração do ambiente.

Paulo Moraes, curador e idealizador da obra, conta que a ideia do livro surgiu há seis anos como uma forma de homenagear dona Maria. O projeto só foi possível através de muita pesquisa com apoio de uma excelente equipe de profissionais.

- Foram 14 meses de produção. Viajamos muito, procuramos obras de arte no Rio de Janeiro, em São Paulo e até fora do Brasil. Conseguimos relatos de pessoas de Natividade, onde dona Maria nasceu e foi criada, relatos de pessoas do Rio e de Macaé, explica Paulo.

Foram 120 livros vendidos durante o evento. Todo produzido no padrão internacional de livro de arte, a obra já estará no mês de maio na biblioteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Paulo Moraes à equipe do Instituto Vida Sustentável e especialmente ao diretor da UTE Norte Fluminense, Philippe Quenet, por terem apoiado e acreditado no livro tão importante para Macaé. E também ao Solar dos Mellos e ao Ipiranga Futebol Clube.

- A produção foi muito valiosa, com a participação do presidente do Instituto Vida Sustentável, Gilmar Paixão, assim como a do diretor financeiro Carlos Silva, com revisão de texto feita por Marlise Duboc e designer por Artur Fross, vencedor do prêmio Tim e Shell como melhor designer brasileiro. E ainda à jornalista Raquel Kremer e o crítico de arte Mário Margutti que conseguiram através de toda nossa pesquisa escrever sobre a vida de Maria Klonowska, comentou.


Fotos Relacionadas