Foto: Divulgação
Alunos da Educação Infantil Marli Vasconcelos Lemos realizam projeto de reciclagem
A preocupação com o Meio Ambiente fez com que colaboradores, pais, alunos e funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil Marli Vasconcelos Lemos abraçassem um grande projeto de reciclagem. Realizado há nove anos pela unidade de ensino, que este ano trabalha o tema “Terra, meu planeta vida” com os alunos, o projeto de reciclagem terá a culminância da primeira fase neste sábado (7), durante a “Festa na Roça” dos alunos. Tudo que foi recolhido com os alunos será revertido em benefícios à própria escola e os estudantes que arrecadaram mais recicláveis serão premiados com brindes arrecadados por meio de parcerias com empresas, “Amigos da Escola”, Secretaria de Educação e Gabinete da Vice-Prefeita.
- Trata-se de uma iniciativa muito importante da escola motivar os alunos, pais, a comunidade e os colaboradores a abraçarem a causa da conscientização ambiental, especialmente por ser uma ação para também ajudar a escola. Este é um exemplo a ser seguido por outras unidades de ensino, para que os alunos se tornem multiplicadores e possamos formar cidadãos cada vez mais conscientes – disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
As seis crianças, três meninos e três meninas, que trouxerem o maior número de garrafas PET e de latinhas irão receber como prêmio bicicletas. O menino e a menina mais bem colocados receberão, ainda, a coroação do rei e da rainha da festa. Os demais participarão do sorteio de outros brindes. Outra novidade para a campanha de 2012 é que os familiares que estão recolhendo estes materiais também serão premiados com uma máquina fotográfica digital.
- Em apenas alguns meses, já contabilizamos mais de 80 mil garrafas PET e mais de 10 mil latinhas recolhidas. E este número ainda pode aumentar, pois o recolhimento acontece até a hora da festa. Além disso, com a venda de rifas por R$ 1,00, já conseguimos arrecadar mais de R$1000,00 que também serão revertidos em benefícios para a escola – afirmou a diretora da escola, Cláudia Márcia Tomaz da Rocha.
Aliado a esse projeto de recolhimento de recicláveis, a Marli Vasconcelos Lemos faz também uma campanha de conscientização junto aos pais e responsáveis. Isso é feito com a colaboração da empresa Transforma Gerenciamento de Resíduos, que recolhe todo material, manda para a reciclagem e envia algumas amostras, como mesas, bancos e lixeiras de madeira plástica, telhas, cordas e arranjos de garrafa PET, dentre outros para uma exposição. Assim, todos podem ver, na prática, que o que foi arrecado pode ser transformado e reaproveitado:
- A escola atende hoje a 10 comunidades. Quando lançamos a campanha no início do ano, fazemos isso em uma caminhada com os alunos, distribuindo folhetos em que alertamos de que os recicláveis podem ser mandados para a escola. Nesta ocasião falamos ainda sobre outros temas, como prevenção à dengue, uso consciente da água, entre outros. E os pais vão para a rua com a gente. O retorno está aí – completa Cláudia.
Prova dessa conscientização é que Inês Lopes, mãe da aluna do Pré-II, Jeniffer Vitória, de quatro anos, resolveu recolher o material despoluindo o rio que passa pelo bairro Virgem Santa: “Além de recolher este material na rua e entre os meus vizinhos, faço também o recolhimento no rio da Virgem Santa. Forro o fundo da canoa com as garrafas PET e depois encho as bags que a escola fornece para a gente. Todo ano eu participo”, contou.
Este exemplo é seguido também por Luciana Rangel, mãe do aluno do Pré-II, Alisson, também de quatro anos: “Costumo pegar as garrafas no canal, quando a maré traz. Além disso, os vizinhos sempre deixam algum material na porta para jogar fora, mas, como eu sei que serve, eu pego e trago para escola para que seja reaproveitado”, pontuou a moradora das Malvinas.
Já Leandra Corrêa, mãe da aluna do Pré-II, Luiane, de quatro anos, e de Fabiana, aluna do Maternal, de dois anos, conta com a ajuda de todos para recolher os recicláveis: “Acredito que este projeto ajuda muito aos alunos e também aos pais. Tanto que as minhas filhas Fabrícia, de sete anos, e Fabiele, de seis anos, que nem mesmo são alunas da escola, também ajudam. Meus vizinhos também ajudam bastante – finalizou a moradora da Nova Malvinas.
Outras iniciativas – Além deste projeto de reciclagem, a escola Marli Vasconcelos Lemos ainda desenvolve outras iniciativas em prol da conservação do meio ambiente. Exemplo disso é a participação no programa “Viva Meio Ambiente”, em parceria com a Autopista Fluminense. Outras ações também são realizadas, como, uma vez ao ano, a troca de recicláveis por mudas de flores nas praças e, no Dia da Árvore, a distribuição de mudas nos sinais de trânsito, sempre com uma mensagem dos alunos sobre a importância de cuidar do planeta:
- Acho muito importante essa parceria da escola com os próprios funcionários, com os pais, o que é fundamental, e, sobretudo, com as empresas que acreditam no projeto que apresentamos a elas e abraçam a ideia. Esta parceria da escola com estes amigos da escola é fundamental – finalizou a diretora Cláudia Márcia.