A partir do segundo semestre, o programa Mais Educação será ampliado. As atividades diversificadas que são realizadas em seis unidades municipais de ensino vão se estender para outras sete escolas a partir de agosto. O objetivo da programação coordenada pelo Ministério da Educação em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, é executar atividades no contraturno e colaborar com a ampliação da jornada escolar e organização curricular sob a perspectiva da Educação Integral.
Para apresentar as propostas do programa e destacar os resultados alcançados, a mestre em Ciências Sociais e Consultora Técnica do Programa Mais Educação, Lucenir de Andrade Pinheiro, vai participar na próxima terça-feira (22) do I Encontro de Tempo Integral do município. Ela ministrará a palestra “A Educação Integral e o Programa Mais Educação”. O evento será na sede do Sindipetro, situado à Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, Centro.
A Secretária de Educação, Marilena Garcia, lembra que o programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF):
- Estamos satisfeitos com o resultado do programa. A prova disso é a ampliação de suas atividades nas unidades municipais de ensino. A meta da pasta é cada vez mais reforçar a qualidade de ensino e o contexto educacional voltado para a formação da cidadania - disse.
A secretaria de Educação pontua ainda que as unidades envolvidas no programa atuam com os alunos de forma integral, ficando até, no máximo, sete horas por dia na unidade escolar: “A perspectiva é reforçar o processo ensino-aprendizagem”, completa.
As escolas que contam o programa são: Maria Letícia Santos Carvalho, Ancyra Gonçalves Pimentel, Elza Ibrahim, Eraldo Mussi, Pedro Adami e Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro. As unidades que vão contar com o “Mais Educação” a partir do mês de agosto também já foram definidas: Claúdio Moacyr de Azevedo, Carolina Curvello Benjamin, Maria Isabel Damasceno Simão, Ciep Leonel de Moura Brizola e Aterrado do Imburo.
Para a execução do programa são desenvolvidas atividades como reforço escolar de Letras ou Matemática, recreação com aulas de futsal, voleibol, futebol e xadrez, dentre outras atividades, além de criação de hortas comunitárias.
Segundo a Subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves, com o “Mais Educação”, as ações executadas asseguram integração, socialização e desenvolvimento de potencialidades através de jogos, além de aulas de música, raciocínio lógico e dança.
O “Mais Educação” foi criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, com a finalidade de aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o Governo Federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.