Medalha Carukango homenageou promotores da igualdade racial

19/11/2022 10:01:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores

Para valorizar o trabalho em rede em prol da igualdade racial e do combate ao racismo, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SMPPIR) realizou, na noite desta sexta-feira (18), na Câmara Municipal de Macaé, a cerimônia de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Social Carukango. A condecoração integra o Programa de Ações Afirmativas Ojú, transversais às secretarias de Educação, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e à Sociedade Civil.

A medalha para o reconhecimento de ações cidadãs pelas causas raciais tem como patrono Carukango, líder de um dos maiores quilombos do Estado do Rio de Janeiro, na região de Macaé e Conceição de Macabu, e símbolo de lutas libertárias.

O Ojú tem como objetivo a valorização das raízes, da herança histórica e cultural da população negra e da contribuição dos seus ancestrais para a construção da nação e também o combate ao racismo estrutural. A secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Zoraia Braz, destacou o significado da homenagem.


“A medalha significa um reconhecimento às instituições e pessoas que contribuem para os avanços no combate ao racismo de diversas formas. Algumas com voluntariado, como a maioria, a fim de reduzir o abismo socioeconômico que existe entre as pessoas pretas e as brancas, ou atuam para a redução da vulnerabilidade de jovens, crianças e mulheres negras, por exemplo. Outras, realizam ações de fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial, na educação, na cultura etc.”, disse.

Os agraciados com a condecoração representam dez categorias. Na Defesa da Criança e do Adolescente e Redução da Vulnerabilidade Infanto-Juvenil, recebeu o diretor e fundador do Projeto Social Plantando Esperança no Bosque Azul, Marcio Alves de Oliveira. Na categoria Liderança Comunitária, o ex-presidente da Associação do Bairro Nova Holanda, Marcelo Silva Ferreira.

Na categoria Personalidade Negra, o homenageado foi o ex-superintendente do Aeroporto de Macaé (Infraero), Helio Batista dos Santos Filho. Em Empoderamento Feminino, recebeu a honraria a vereadora de Niterói-RJ, Veronica Lima, e, na Regaste Histórico, o professor e pesquisador, Marcelo Abreu.

Já na categoria Incentivo ao Protagonismo Juvenil, o coordenador do Coletivo Coisa de Preto, Carlos Matheus, foi o congratulado. Na Prestação de Serviços Voluntários ou Evangelizadores, o Pai de Santo de terreiro de Candomblé, Carlos José (Pai Carlos) foi agraciado. Já na categoria Cultura, Lebron Victor, recebeu a medalha. Em Música, a homenageada foi a cantora Kynnie Williams, e, em Educação, a professora Mestra em História e escritora, Daiana de Souza Andrade.

“É uma honra muito grande ser homenageado com a medalha que leva o nome do maior ícone da resistência contra a escravidão do interior do Estado. Só me tornei um pesquisador, porque sou da região e colhi muitas informações em historiadores macaenses, como Antônio Alvarez Parada, Godofredo Tinoco e Alberto Lamego. Carukango é um dos meus principais assuntos”, agradeceu o professor Marcelo Abreu, que informou que lançará, em breve, um novo livro sobre o Carukango. “Com informações inéditas, inclusive sobre a suposta localização do quilombo. A região de busca estará mais restrita”, ressaltou.


“Esta medalha, para mim, representa um Oscar. Por tudo que se conhece sobre o Carukango, é importantíssimo para o povo negro, que se tenha hoje uma homenagem onde se pode conhecer a história do Carukango. Espero que se torne uma ação oficial do município”, frisou Helio Batista.


“É um orgulho muito grande, uma satisfação ter este mérito e ser lembrado para não perdermos a nossa tradição, a nossa cultura e a nossa raiz e, assim, poder mostrar a religião com simplicidade e amor”, disse Carlos José (Pai Carlos).


“É indescritível receber esta medalha de honra. O meu trabalho como cantora é também o de uma pessoa que vai lutar contra o racismo e que vai levar vozes à frente. Receber esta medalha da cidade do meu coração, embora não seja macaense, mas tenha o título de cidadã macaense, é muita alegria”, agradeceu Kynnie Williams.

A Medalha Carukango foi criada, em 2013, pela então Coordenadoria Extraordinária de Promoção da Igualdade Racial. A homenagem é realizada no mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

“Hoje, é com muito orgulho que podemos dizer que somos uma Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Muito obrigada, prefeito Welberth Rezende, por este compromisso. Esta honraria funciona como instrumento para o conhecimento de um homem que nestas terras morreu pela liberdade do seu povo negro e que deve ser historicamente relembrado, reverenciado e reconhecido por toda a população macaense e nacionalmente. A medalha também serve de vitrine e de inspiração”, salientou a assessora da SMPPIR, Yaisa Carolina.