logo

Meio Ambiente adverte Ampla por abertura de comportas

18/07/2006 17:17:39 - Jornalista: Catarina Brust

A secretaria de Meio Ambiente de Macaé (Semma) fez uma notificação de advertência à concessionária de energia elétrica Ampla pela abertura das comportas da Barragem Velha, em Glicério, que causou danos ambientais ao Rio São Pedro. Em reunião, nesta terça-feira (18), com representantes da empresa, o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, determinou que a partir de agora as comportas da represa só poderão ser abertas com autorização da Semma.

No próximo dia 25, às 9h, equipe da Semma e da Ampla vão ao local para fazer uma avaliação maior dos estragos. De acordo com denúncias feitas por moradores, a força das águas na abertura das comportas ocasionou o assoreamento do rio São Pedro, com morte de peixes, e retirada de vegetação da faixa marginal de proteção. “A empresa vai ter que fazer a recuperação do estrago”, disse o secretário.

A Ampla se comprometeu a fazer um projeto de operação mais adequado para a Barragem Velha. O secretário de Meio Ambiente sugeriu que antes da abertura seja feita dragagem no rio, para evitar que os resíduos causem estragos. “Vamos implantar o projeto assim que fizermos uma avaliação dos danos da última abertura. Já pagamos muitas multas por danos ambientais. A norma da empresa agora é dar mais atenção ao meio ambiente”, disse o representante da Diretoria Ambiental da Ampla, Gilberto Suhett,

Na reunião, o secretário sugeriu parceria com a Ampla para o trabalho de podas de árvores, que muitas vezes é feito sem nenhum critério. “Uma das sugestões é que os técnicos da Ampla sejam capacitados pela Semma”, sugeriu Fernando Marcelo, que vai marcar outro encontro para discutir o assunto. Também participaram da reunião técnicos da Semma, o procurador do município Cláudio Ramalho, e os representantes da Diretoria Jurídica da Ampla, Joadir Silva de Oliveira e Flávio Teles.