logo

Meio Ambiente prioriza eco-ponto e Cras em 2010

04/01/2010 12:40:41 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Arquivo Secom

Parque Atalaia é uma referência no meio ambiente da cidade

Na última quinta-feira de 2009 (31), os funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) se reuniram na sede da secretaria para celebrar as conquistas da área ambiental de Macaé que ocorreram desde o início do ano e almejar novas realizações em 2010. Num clima de confraternização contabilizaram as ações, deixando registrado o sucesso de projetos executados, o entrosamento e o trabalho das equipes.

O secretário Maxwell Vaz, integrado no evento, avaliou o empenho de todos em prol das causas ambientais que geraram qualidade de vida aos moradores da cidade. O subsecretário de Turismo de Macaé, Rosalvo Júnior, também participou do encontro.

- Este encontro serve para marcar um ano de entrosamento, onde todos estiveram integrados com as causas ambientais rumo ao desenvolvimento sustentável que tanto buscamos para nossa cidade. Sem o apoio de todos não seria possível executar ações tão importantes que asseguram a preservação ambiental resguardando a saúde e o bem-estar da população, disse o secretário.

Na ocasião, o secretário além de avaliar os feitos e o desempenho de todos na administração dos impactos ambientais apontou ações que serão priorizadas em 2010, como os eco-pontos que serão implantados para reduzir os danos ambientais, e dar a destinação correta aos resíduos sólidos através da coleta seletiva e o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras).

De acordo com Vaz, o Cras visa à preservação do ecossistema do município e envolve ações de educação ambiental e de turismo, que podem agregar valor ao Centro. Sua realização busca a parceria do Ibama que tem a intenção de transformar o Cras de Macaé numa referência regional e conta com o aval do prefeito Riverton Mussi.

- A implantação de um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres em Macaé é importante, mas precisamos de parceiros para desenvolver o projeto, porque o custo para sua manutenção é alto, então, o projeto deve envolver parceiros que se preocupam com a fauna – comentou o prefeito.

Estão também na lista da Semma para 2010 a continuidade na expedição de licenciamento ambiental e ações de reflorestamento, reabilitação da fauna silvestre, educação ambiental, controle das pragas, implementação de bosques ecológicos e fiscalização e combate a crimes ambientais como o programa Esgoto zero e poluição sonora (lei do silêncio), entre outros.