Entorno do campo de futebol do Sana recebe 70 mudas de Ipê Amarelo
O Sana, que já possui muitos atrativos naturais que atraem centenas de turistas, vai ficar ainda mais bonito e florido também com o trabalho paisagístico iniciado pela Prefeitura de Macaé. A secretaria de Meio Ambiente e professores e alunos do Colégio Municipal do Sana promoveram a primeira etapa do plantio de 70 mudas de Ipê Amarelo no entorno do campo de futebol. O plantio faz parte do projeto Vamos Florir o Sana e objetiva a geração de sombreamento e inserir a área pública municipal no contexto do ecossistema local.
O plantio foi realizado nesta quarta-feira (1) e contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, do engenheiro agrônomo, Flávio Saião, do chefe do Parque Municipal Fazenda do Atalaia, Eduardo Tavares, e do agente ambiental Jairo Franco.
Segundo Maxwel Vaz, na primeira etapa foi contemplado a área do entorno do campo de futebol, mas o projeto de revitalização ambiental com árvores floridas nativas da região prosseguirá com avaliação mensal dessas mudas e com o plantio de outras mudas atrás da arquibancada, e em ambos os lados na subida do colégio.
- Também será beneficiado o contorno da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), da sede da Esane e até a área do DPO, contemplando assim toda área pública”, disse o secretário. O material para a construção do DPO do Sana já está no local para o início da sua construção.
O secretário executivo do Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental do Sana (Sanapa), Márcio Nascimento Silva, vê essa ação como um trabalho de sensibilização e educação ambiental muito importante já que mobilizou todas as crianças da rede pública municipal do distrito e propõe que nas novas etapas de plantio sejam utilizadas outras espécies nativas que possuam floração em datas diferentes para que a área se mantenha florida por todo ano.
A sugestão do projeto “Vamos Florir o Sana”, partiu do empresário Antenor Lima de Souza, presidente da Associação dos Meios de Hospedagens do Sana, antiga Associação das Pousadas, que agora engloba também os empresários dos campings, e objetiva desenvolver o interesse dos jovens e mobilizar a comunidade a pensar o contexto visual do distrito e das propriedades a médio e longo prazo. Com essa ação, dentro de cinco a 10 anos, o Sana, além das trilhas e cachoeiras, terá com a floração dos Ipês Amarelo e Roxo que marca o início da primavera, um novo atrativo turístico.