Foto: Ana Chaffin
Empresas farão gerenciamento de resíduos sólidos e inventário de emissões de gases de efeito estufa.
O desenvolvimento sustentável também terá papel de destaque na Brasil Offshore 2011, que começa na próxima terça-feira (14). A meta, tanto da prefeitura de Macaé, quanto da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora da feira, é alinhar o grande atrativo do evento, que deverá atrair um público estimado em 55 mil visitantes nos quatro dias, sem esquecer do impacto ambiental gerado por um evento desta proporção no município. Para isso, duas empresas estarão atuando durante a feira: a Koleta, que fará o gerenciamento de todo o resíduo sólido produzido, e a Bioma – Soluções Ambientais, que vai realizar o inventário de emissões de gases de efeito estufa.
De alguma forma, você ou sua empresa, impactam o meio ambiente, seja pela queima de combustível relacionado ao transporte, ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de lixo, entre outros fatores. Para diminuir o impacto gerado e realizar a neutralização de carbono, a Bioma fará o inventário de quatro itens durante todos os dias da feira: consumo de energia elétrica, resíduos orgânicos gerados, consumo de gás e queima de combustível.
Nesta quinta-feira (9), o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, o subsecretário de Governo e diretor da Brasil Offshore em âmbito municipal, Fernando Amorim, o diretor comercial da Bioma, Carlos Fogel, e o gerente de operações da Reed Exhibitions Alcantara Machado, L C Bortoli, participaram de reunião para acertar detalhes do trabalho que será realizado pelas empresas. O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) também é parceiro da Bioma.
- A política de desenvolvimento sustentável é uma questão mundial e o objetivo é por em prática atividades que possam compensar esse impacto no meio ambiente. A organização da feira, ao promover essa iniciativa, demonstra para as empresas que estarão no evento, o desenvolvimento sustentável sendo praticado, pontuou o secretário de Meio Ambiente.
O gerente de operações da Reed Exhibitions Alcantara Machado lembrou a importância do petróleo para o mundo. “Ninguém mais vive sem ele, tamanha é sua importância, até incalculável. Mas, a imagem negativa que temos dele, tem jeito de ser revertida”, disse.
Pela primeira vez a empresa macaense Bioma participa da Brasil Offshore. “Depois desse inventário, durante a feira, vamos fazer o plantio de mudas ciliares no Córrego Dantas, no Assentamento Bendizía, visando a contenção do assoreamento no Rio Macaé. Esse plantio deverá acontecer em agosto e a ideia é fomentar a sustentabilidade da feira. Vamos fazer o acompanhamento do plantio por três anos, com relatórios de seis em seis meses. Essa é uma ação global, direta para o município e que ajuda na recuperação do Rio Macaé”, explicou Carlos Fogel.
Neutralização de Carbono
A atividade visa compensar as emissões de gases de efeito estufa dos processos produtivos e reduzir os impactos ambientais gerados pelas atividades das empresas. Para isso, é utilizada uma metodologia que compreende o levantamento completo das atividades selecionadas que abrangem uso de energia, materiais utilizados, transporte e lixo.
Com os dados, é calculada a quantidade de carbono emitida, usando uma ferramenta cientifica pré-avaliada e certificada internacionalmente para mensurar o nível de emissões. Os projetos viáveis para a neutralização destas atividades são então aplicados.
Uma empresa ou produto é neutro em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental (neutralização) é realizada na mesma proporção.