Foto: Kaná Manhães
Serão construídos 284 jazigos de concreto armado, enterrados sob o gramado
Para atender à demanda do crescimento populacional, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Obras, já iniciou as obras de ampliação do cemitério Memorial da Igualdade. Serão construídos 284 jazigos de concreto armado, enterrados sob o gramado. Os serviços, que iniciaram em julho, estão previstos para terminar em outubro.
De acordo com o subsecretário de Cemitérios, Anísio Portugal, vinculado à Secretaria de Manutenção, a área que está sendo ampliada é o cemitério da Paz. “Esta é a primeira ampliação deste local com jazigos sob o gramado. Mas há dois anos construímos cerca de 2.800 gavetas em outra área do Memorial. A medida segue o crescimento populacional de Macaé nos últimos anos”, explica o subsecretário.
O Mirante da Igualdade conta ainda com cerca de 5.600 gavetas em utilização, além de 600 gavetas no cemitério tradicional, destinadas gratuitamente a pessoas de baixa renda e corpos não identificados.
“Estamos com as obras em ritmo acelerado para concluí-las em outubro, já que no mês de dezembro, segundo estatística dos últimos anos, o número de óbitos é maior. Em média, são 60 sepultamentos, e nos demais meses do ano, o registro é de aproximadamente 20”, ressalta Anísio.
O Memorial da Igualdade é considerado um dos cemitérios mais modernos do Brasil com uma área de 90 mil metros quadrados. Os visitantes podem contar com cinco capelas mortuárias, sala de repouso, banheiros masculinos e femininos, salas de administração e assistência social, estacionamento e lanchonete.