logo

Mercado de Peixes: novo espaço começa a funcionar

13/08/2013 16:57:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Juranir Badaró

Mercado de Peixes de Macaé comercializa durante o período do inverno, cerca de 400 toneladas de pescado por mês

Pescadores, comerciantes e frequentadores tiveram um dia especial nesta terça-feira (13), com o início do funcionamento do novo espaço do Mercado de Peixes de Macaé. Com cara nova, num espaço amplo e arejado que abriga as 61 bancas, fregueses e comerciantes puderam comprovar a organização e a higiene do novo Mercado, que vai garantir a melhoria da qualidade dos pescados.

O prefeito Dr. Aluízio acompanhou por volta das 6h30 o início de funcionamento do novo Mercado de Peixes nesta terça-feira. A Prefeitura de Macaé também iniciou a limpeza do antigo espaço ocupado pelos comerciantes. Agentes de limpeza, uma retroescavadeira e caminhões começaram, desde as primeiras horas da manhã, a retirar lixos e entulhos do antigo espaço.

O Mercado de Peixes de Macaé comercializa durante o período do inverno, cerca de 400 toneladas de pescado por mês. No restante do ano, a produção chega a dobrar.

O secretário de Limpeza Pública, Célio Chapeta e o subsecretário de Pesca, Vanderlei Miranda, também acompanharam os serviços nesta terça-feira. Uma equipe da fiscalização da Coordenação de Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde continuará no Mercado de Peixes orientando os vendedores de pescado, com o objetivo de educar e prevenir quanto às normas sanitárias. Objetos em mau estado de conservação como caixas plásticas e de isopor, tábuas de madeira, além de utensílios como facas, foram barrados e inutilizados durante a mudança desta terça-feira.

- O novo Mercado proporciona muito mais conforto e higiene para comerciantes, pescadores e fregueses. Sem dúvida, é um ganho importante para classe dos pescadores e, com certeza, contará com a aprovação da população. Vamos acompanhar o funcionamento do Mercado de Peixes para que a organização e a qualidade dos produtos comercializados se mantenham – garantiu o subsecretário de Pesca.

O novo espaço conta com 61 bancas, três lanchonetes e três blocos de limpeza de pescado. Irão atuar no mercado os vendedores de pescado, os limpadores de pescado e as descadeiras de camarão. O mercado funcionada de segunda a sábado, de 7h às 17h e aos domingos, de 7h às 12h.