Foto: Maurício Porão
O novo projeto é mais moderno e funcional
A Prefeitura de Macaé está construindo o novo Mercado Municipal de Peixes na mesma área que abrigava o antigo, demolido por não atender à demanda de pescado. Para melhor atender à comunidade pesqueira e à população, a prefeitura reformulou o projeto inicial de construção, debatendo com pescadores e comunidade. o novo projeto, mais moderno e funcional que prevê a construção de área de convivência, lanchonetes, dois restaurantes, duas lojas de materiais pesqueiros, banheiros, 61 bancas de pescados e oito de verduras e frutas, fachada em madeira plástica e estrutura com vidro e passarela interligando os prédios com acesso aos restaurantes.
O novo mercado terá três prédios. As obras dos prédios 1 e 3 estão adiantadas. A previsão é que em novembro estejam concluídas e entregues aos comerciantes e à população. O prédio 2 ocupará parte do espaço provisório que, hoje, abriga as bancas de venda do pescado enquanto prosseguem as obras do novo mercado e sua construção começará quando os vendedores do pescado estiverem trabalhando nas 44 novas bancas de venda.
As obras são de responsabilidade da Inbra Construtora, com a fiscalização da Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo. Segundo a engenheira da Inbra, Ana Teles, estão adiantadas, em fase de alvenaria, as 44 bancas com 4,31 m² cada, que receberão granito para exposição do pescado e uma pia. Contarão com corredor de serviço separado e dois banheiros públicos, com acessibilidade. No final dos prédios 1 e 3 é levantado o mezanino, com banheiros para funcionários, vestiários e escritórios para administração do mercado.
A área construída total é de 1.633,51 m². Está em estudo, pela Secretaria de Obras, o material a ser utilizado no gradeamento do terreno. A área externa será cimentada, com detalhes em granito e terá estacionamento lateral.
Quando os vendedores do pescado forem transferidos para as novas bancas, 17 delas continuarão no espaço provisório, onde será levantado o prédio 2, que contará com as 17 bancas, dois restaurantes, oito bancas de legumes e flores, dois banheiros públicos e dois para funcionários. Na retroárea, local onde chegam os barcos com o pescado, duas partes foram concretadas e liberadas, faltando a conclusão das obras dessa retroárea.
A atividade de venda do pescado, em Macaé, continua mesmo com as obras de construção do novo mercado, no espaço provisório construído pela prefeitura para abrigar as bancas durante as obras. O movimento é grande, de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h e domingo, das 7h às 12h. Nos dias da semana, o movimento chega a cerca de 500 pessoas por dia. Nos finais de semana, mais de mil pessoas se dirigem às bancas para adquirir os produtos.
O Mercado Municipal de Peixes funciona, em Macaé, desde 1924 e sempre foi uma atividade econômica importante no município, onde muitas famílias sobrevivem da pesca. O antigo mercado contava com um prédio de dois andares, um cais com capacidade para 15 embarcações, 60 boxes e cerca de 180 trabalhadores.