Mercado de Peixes: prefeitura apresenta projeto

27/09/2013 11:40:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Novo mercado começará a ser construído depois de projeto ser aprovado por comunidade pesqueira

A prefeitura está demolindo o antigo Mercado de Peixes, situado na Avenida Presidente Sodré (Rua da Praia). Após a demolição e a limpeza geral da área, será iniciada a construção do novo Mercado de Peixes, mas isso só acontecerá, segundo informou o subsecretário de Pesca, Vanderlei Miranda dos Santos, depois do novo projeto ser levado para apreciação e aprovação dos maiores interessados: pescadores e comerciantes do pescado do município.

Com a demolição do antigo prédio, representantes da secretaria de Obras Públicas - engenheiros, arquitetos e fiscais das obras do Mercado de Peixes - e da subsecretaria de Habitação vêm se reunindo com o subsecretário de Pesca e representantes da comunidade pesqueira para discutirem o projeto existente e as mudanças que serão feitas, para que ele venha atender às necessidade da área pesqueira do município.



- Para o prefeito Dr. Aluízio, o importante não é só termos um bonito e moderno mercado, mas um espaço que possa atender quem vivem da pesca, pescadores e vendedores do pescado e também a população de Macaé que comparece, diariamente, ao Mercado para adquirir o pescado. Para nós, o que interessa é que o Mercado de Peixes de Macaé, que existe há muitos anos e contribui, ao longo desse tempo, com a economia macaense, contribua com todos que vivem e trabalham na atividade pesqueira - colocou o subsecretário Vanderlei.



Visando à construção do novo mercado, na manhã de quinta-feira (26), houve mais uma reunião na área do Mercado de Peixes, com visita às bancas construídas pela prefeitura em um espaço provisório para atender à comercialização do pescado. Essas novas bancas foram inauguradas durante as comemorações dos 200 anos de Macaé e, segundo o subsecretário Vanderlei, vêm sendo elogiadas pela comunidade macaense que compra regularmente o pescado.



O espaço provisório consta de 31 bancadas de cada lado, onde são vendidos produtos de qualidade. Cada bancada possui tampos de mármore e pias individuais para pesagem e lavagem do pescado. As 62 bancas de alvenaria receberam tendas como cobertura. Foram construídos banheiros e, além da área destinada à limpeza do pescado, o espaço conta com vias exclusivas para o trânsito de clientes e realização de carga e descarga de produtos.



Durante a reunião, a subsecretaria de Pesca solicitou ampliação da área de carga e descarga em cerca de dez metros para facilitar o acesso dos caminhões e melhorar as atividades. Após a visita, ficou definido que a secretaria de Obras vai fazer as alterações no antigo projeto e apresentará à subsecretaria o pré-projeto, que será levado ao conhecimento dos pescadores e comerciantes da pesca para apoiarem ou não as reformas sugeridas.



- Nesse caso, os pescadores e comerciantes vão ter a oportunidade de analisar o que é proposto pela prefeitura para beneficiar a comunidade pesqueira. A pesca sempre foi um marco econômico de Macaé e merece ter voz - pontuou Vanderlei, acrescentando que o cadastro de todos os pescadores e comerciantes do pescado será enviado à secretaria de Obras e à subsecretaria de Habitação.



O Mercado Municipal de Peixes funciona em Macaé desde 1924, vendendo peixes, crustáceos e frutos do mar. Contava com um prédio de dois andares, um cais com capacidade para 15 embarcações, 60 boxes e cerca de 180 trabalhadores. No espaço provisório, a atividade continua acontecendo, de segunda-feira a sábado das 7h às 17h e no domingo, de 7h às 12h. Nos dias da semana, o movimento chega a cerca de 500 pessoas por dia, mas no sábado e no domingo, mais de mil pessoas se dirigem às bancas para adquirir os produtos



Além das cerca de cinco mil pessoas vinculadas à pesca, o município conta ainda com aproximadamente 400 barcos de pesca. Os pescadores e seus familiares fazem parte da história do município e contam com o apoio da Prefeitura de Macaé, da Colônia de Pescadores Z3 e da Associação Mista de Pescadores.