Mercado de Peixes preparado para a Semana Santa

27/03/2024 23:47:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

A expectativa é de que passem pelo local 40 mil pessoas durante o feriado da Semana Santa

O Mercado de Peixes de Macaé está preparado para a Semana Santa, quando o consumo de pescado aumenta. O objetivo é dar mais conforto aos trabalhadores e também para os frequentadores do local, considerado um dos cartões postais do município.

De acordo com informações do secretário adjunto de Pesca e Aquicultura, Jair Barcelos, foi realizada a troca de iluminação, entre outros serviços de limpeza.

“Teremos nesse período o apoio de diversas secretarias, como a de Serviços Públicos, Mobilidade Urbana, Ordem Pública, Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Procon, que estará fiscalizando os preços do pescado”, informou.

A expectativa, de acordo com Jair, é que passem em média 40 mil pessoas, durante o período do feriado da Semana Santa.

“A estimativa é de que sejam comercializados em média 35 mil quilos de pescado. O consumidor vai encontrar um Mercado de Peixes mais organizado, principalmente com a construção do cais. Orientamos às pessoas, para que procurem as bancas que estão dentro do mercado e anexo, pois a qualidade é garantida, inclusive com relação”, afirmou.

O Mercado de Peixes é um prédio principal, bem como o anexo conta com 62 bancas que oferecem os mais diversos pescados para o consumo. Segundo o secretário, para o feriadão da Semana Santa o horário será estendido, e funcionará das 7h às 17h.

Dicas para comprar um bom pescado

O peixe fresco tem olhos de aspecto vivo, brilhantes, claros, transparentes e ocupando toda cavidade orbitária. Evite comprar pescados com olhos opacos e acinzentados.

As guelras devem ser avermelhadas; não escolha produtos com guelras rosadas ou acinzentadas.

Já o corpo do pescado deve estar limpo, sem pigmentação estranha e não habitual à espécie. Pegue o animal (com luvas, é claro) ou peça ajuda ao peixeiro e certifique-se de que as escamas estão firmes e presas ao corpo, se soltarem com facilidade, escolha outro produto. Apalpe a barriga do animal e sinta se está firme.


Fotos Relacionadas