Foto: João Barreto
Objetivo da prefeitura é garantir qualidade do pescado
O Mercado Municipal de Peixes se prepara para a Semana Santa, no final desse mês. Por conta disso, fiscais da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa), órgão vinculado à Secretaria de Saúde, estiveram no local nesta terça-feira (06), orientando os comerciantes sobre as condições de higiene, conservação e qualidade dos produtos. A ação segue até sexta-feira (09).
"É uma ação preventiva para que possamos garantir as condições do pescado oferecido. Todos serão vistoriados e terão um prazo para que se adequem ao que for pedido. Também estamos colocando cartazes que orientem ao consumidor na hora da escolha do pescado", afirmou o Coordenador Especial de Vigilância Sanitária, Bruno Paes.
Os fiscais vistoriaram todas as bancas do Mercado Municipal de Peixes orientando os comerciantes e entregando uma lista com as exigências a serem executadas. "A maioria cumpre as determinações, passamos essas orientações para eles no Curso de Boas Práticas de Alimentos. Hoje, estamos aqui fiscalizando e guiando esses comerciantes, que vão ter até sexta-feira para cumprir as exigências", afirmou o fiscal da Vigilância Sanitária, Joaquim Luís.
Para o consultor técnico do Mercado de Peixes, José Inácio, a expectativa é que na Semana Santa, as vendas aumentem significativamente. Segundo ele, são esperado cerca de 500 consumidores por dia durante a semana e essa ação é uma importante forma de garantir a qualidade do pescado "Estamos prezando pela qualidade do que está sendo oferecido. Os consumidores devem dar preferência aos comerciantes que cumprem essas determinações", afirmou Inácio.
Os comerciantes terão até sexta-feira para cumprir com os requisitos da Vigilância Sanitária.