Foto: Rui Porto Filho
Moderno e funcional, novo prédio tem tudo para agradar macaenses e turistas
A Prefeitura de Macaé conclui as obras do novo Mercado de Peixes, que será entregue para a população e os pescadores no dia 28 de junho, em comemoração ao padroeiro do município, São João Batista, cuja data alusiva é dia 24, e ao padroeiro dos pescadores, São Pedro, festejado no dia 29.
O conceito do mercado é moderno e funcional: foi com isso que a prefeitura se preocupou com foco em agradar não só aos macaenses e pescadores, mas também aos turistas. A área é um espaço agradável, limpo e bonito, contando com restaurantes para atender, não só aos que ali vão trabalhar, mas aos que adquirem o pescado e também aos muitos turistas que visitam Macaé anualmente.
O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, comemora o resgate de uma importante atividade econômica do município, a pesca, que sempre garantiu e continua garantindo a qualidade de vida de centenas de famílias de pescadores. “Quem conhece Macaé, a sua história e desenvolvimento, sabe da importância da atividade pesqueira. Muito antes da exploração e da produção do petróleo, a pesca já escrevia sua história em Macaé com os valorosos profissionais da pesca”, pontuou o prefeito.
O novo Mercado de Peixes conta com um moderno prédio, com bancas para abrigar os comerciantes do pescado, construídas no térreo. São bancas azulejadas, com pia para lavar os peixes e balança digital. A parte externa recebeu blindex. Na parte alta foram construídas as salas exclusivas para a administração.
O pátio externo conta com piso concretado, área com jardinagem e postes com luminárias e bancos, contando com áreas laterais para passeio e circulação. A obra possui rede de esgoto, cisternas para armazenagem de água de consumo e para a água de reuso, estação de tratamento de água industrial, para garantir a higiene e limpeza do pescado comercializado. Conta também com moderna instalação elétrica. Para que tudo esteja pronto para a inauguração, faltam apenas pequenos ajustes e limpeza total da área.
Para os que vivem da pesca ou adquirem o pescado em Macaé está sendo oferecida uma novidade, já que o novo Mercado vai contar com o controle de qualidade do que entra e do que é vendido à população. Uma veterinária vai realizar o controle do pescado, garantindo a fiscalização rigorosa em todos os produtos da pesca, só sendo comercializado o pescado de qualidade.
Quem vive da pesca, festeja o novo Mercado
Depoimentos de três pessoas que vivem da pesca dão uma ideia de como esse novo espaço está sendo recebido pelos macaenses. Para Maria Celeste, 76 anos, que possui banca de peixe desde 2003, o espaço ficou ótimo. Ela teve uma peixaria no Parque Aeroporto e antes, vendia peixe de porta em porta no bairro Costa do Sol. "Com essa obra vai ser um luxo, eu e meus colegas vamos vender o triplo. Estou muito feliz com a atenção que o governo municipal nos deu. Estou ansiosa para a inauguração do novo Mercado de Peixe", disse.
Roberto Carlos Rodrigues possui banca há 30 anos, é filho de pescador e já foi pescador, hoje trabalha com o comércio de pescado. "O mercado antigo não tinha higiene, nem organização adequada, agora vamos ter uma estrutura melhor, sem comparação. A cidade de Macaé não é só petróleo. O atual governo está fomentando nosso trabalho, vou ter mais clientes e trabalhar ainda mais realizado em um ambiente limpo e bonito. Vai melhorar 100% também para a população, creio que será um novo cartão postal da cidade", destacou.
Kátia Silva, banqueira há 20 anos, filha de pescador, pontuou que trabalhava em barraquinhas. "Com esse mercado novo estamos realizados. Estou me sentindo mais digna, dá gosto de trabalhar e meus clientes também vão adorar, pois todos os clientes gostam de ser bem atendidos em um local certinho", opinou.