A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com a empresa Qualivitta, inicia na próxima semana a segunda etapa dos cursos de Formação Continuada para Merendeiras 2012. Organizada por técnicos da Coordenação de Alimentação Escolar, a formação acontece a partir da quarta-feira (18) e segue na quinta-feira (19), sendo encerrado na sexta-feira (20), sempre das 8h às 17h. O treinamento contará com a participação de aproximadamente 300 profissionais que atuam no preparo das refeições dos alunos do município. Com isso, Macaé cumpre a determinação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Na quarta-feira e na sexta-feira, a treinamento será realizado pelas merendeiras na Cidade Universitária, no auditório Auditório Claúdio Ulpiano. Já as profissionais dos distritos da região serrana de Macaé passarão pelo treinamento na quinta-feira, quando o curso será ministrado, na parte da manhã, no Colégio Municipal do Sana e, no turno da tarde, no Colégio Municipal Pedro Adami. Cada uma das turmas receberá um treinamento com quatro horas de duração.
- Com os cursos de atualização para profissionais ligados à merenda, nossa proposta é oferecer ao estudante um cardápio nutricional de qualidade. Sendo assim, nossos profissionais precisam estar sempre muito bem preparados e atualizados. Afinal, a alimentação saudável contribui com o desempenho do aluno nos estudos e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem – disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
Para a atualização das profissionais, durante a Formação Continuada serão abordados pelos representantes da Qualivitta temas como “Higienização”, “Recebimento”, “Armazenamento”, “Pré-Preparo”, “Preparo”, “Coleta das Amostras”, “Distribuição”, “Resíduo”, “Uso de EPI’s”, “Gestão Financeira”, “Condutas diárias que necessitam de adequação” e “Atendimento ao Cliente”. Enquanto isso, a Secretaria de Educação terá o foco em outros assuntos de interesse:
- A Secretaria irá abordar mais a parte da importância do cumprimento do cardápio e de técnicas dietéticas para que o aluno receba tudo que foi programado para ele de fato, pois se o cardápio falha, falha todo resto. Além disso, vamos falar das preparações novas, pois montamos um caderno de receitas para as merendeiras. Estamos nos voltando mais para a necessidade nutricional dos alunos – pontuou a coordenadora de Alimentação Escolar, a nutricionista Dina Reis, lembrando que outras atividades voltadas para o treinamento das merendeiras também serão realizadas, como dinâmicas propostas.
Dina adianta ainda que, com a volta às aulas, todos os estudantes das escolas municipais continuarão recebendo um cardápio diferenciado, com gêneros da Agricultura Familiar, que já fazem parte da merenda das unidades da rede desde o fim de ano letivo de 2011, em cumprimento a Lei 11.947. Nela está descrito que, no mínimo, 30% da verba para a merenda escolar devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. Além disso, também terão continuidade os testes de aceitabilidade e as pesquisas de satisfação nas escolas.
Atualmente, a rede municipal de ensino oferece cerca de 50 mil refeições por dia para cerca de 35 mil alunos. A merenda escolar é composta por café da manhã, almoço e lanche da tarde para as unidades com horário integral, além de café da manhã e almoço ou almoço e lanche da tarde, para as escolas que funcionam em horário parcial. Já as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem jantar.