Foto: Maurício Porão
O Agosto Dourado segue durante todo mês
Mês símbolo sobre a importância do aleitamento materno, gesto fundamental para a saúde de mães e bebês, o “Agosto Dourado”, segue com diversas ações nas unidades de saúde. Dentre as atividades estão capacitação dos profissionais e suporte às usuárias com dificuldades para amamentar e seus familiares.
Nesta quarta-feira (13), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Barramares promoveu uma atividade educativa em sala de espera. A dona de casa Fernanda Ferreira, gestante de gêmeos, depois de 16 anos da primeira gestação, aproveitou para tirar algumas dúvidas e desmistificar alguns mitos. “Amamentei minha primeira filha, mas agora estou imaginando como será amamentar dois bebês ao mesmo tempo. Mas os profissionais da unidade estão me tranquilizando, passando informações importantes que irão ajudar quando os bebês nascerem”, disse.
A diretora da unidade, Iracema Alves, ressalta que a UBS realiza atualmente o acompanhamento de 160 gestantes. “Para garantir que essas gestantes recebam as orientações necessárias sobre cuidados e condutas adequadas, implementamos diversas iniciativas como grupos de gestantes na última semana de cada mês e atividades educativas nas salas de espera todas as quartas-feiras. Essas ações têm contribuído para um acompanhamento abrangente das gestantes”, garantiu, acrescentando que a unidade conta com profissionais dedicados ao atendimento,sempre priorizando o acolhimento.
Enquanto aguardavam a consulta, os usuários da unidade participaram de um Quiz sobre amamentação com a enfermeira Patrícia Thaína e a assistente social Elaine Feitosa. “Apresentamos informações sobre os mitos e verdades relacionados à amamentação, utilizando a dinâmica de cores verde e vermelho para interação. Todos os presentes na sala de espera, incluindo gestantes e acompanhantes, tiveram a oportunidade de participar. Abordamos a relevância da amamentação, a técnica correta da pega e a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade”, disse.
A secretária Executiva da Atenção Básica, Simone Sales ressalta que mesmo a temática do aleitamento materno ser trabalhada durante todo o ano na rede de saúde, o mês de agosto recebe uma atenção especial. “Ainda este mês iremos inaugurar mais uma Sala de Apoio à Amamentação, que funcionará na unidade mista do Bosque Azul”, frisou.
As atividades seguem ao longo do mês nas unidades de saúde. Nesta quinta-feira (14), na UBS Novo Horizonte, às 16h, será realizado o Grupo de gestantes: “Preparação para a amamentação”, com a consultora de amamentação convidada Livia Sá, além de Oficina prática com uso de bonecos: pega correta, posições para amamentar com a enfermeira Amanda Matos e roda de conversa com puérperas convidadas para compartilharem experiências.
Ainda na quinta, a equipe da Estratégia Saúde da Família do Morro de São Jorge, irá oferecer um café da tarde com confecção de mural da amamentação, a partir das 14h.