Diante das ocorrências de inundações com mortes, desabrigados e desalojados nos municípios da região serrana fluminense, a prefeitura de Macaé está a postos para evitar eventuais situações calamitosas na cidade.
A Defesa Civil está de sobreaviso. Locais estão sendo preparados para servir de abrigo, em caso de necessidade. Apesar do fato de que a princípio não há riscos, há uma escala com reforços nos postos e núcleos da Defesa Civil. O governo municipal promoveu ainda a retirada de lixo das encostas da região serrana de Macaé e está em alerta para o verão e as suas consequências.
A prefeitura está atenta às informações do Rio de Janeiro sobre a previsão do tempo e a possibilidade de fortes chuvas aqui na capital do petróleo. Mas, pelo que tudo indica, não haverá problemas.
É importante também o alerta à população para que não jogue lixo nas ruas, descartando-o apenas em local apropriado, como também a manutenção de entulhos ou material de construção. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.