Metrô Macaé: leito ferroviário recebe melhorias

26/04/2012 16:33:00 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

Primeiro trecho a receber as melhorias de adequação ao transporte ferroviário de passageiros fica próximo à Fazenda Mutum

Continuam os trabalhos de implantação do projeto Metrô Macaé. Nesta quinta-feira (26) começaram as atividades de troca de dormentes. O primeiro trecho a receber as melhorias de adequação ao transporte ferroviário de passageiros fica próximo à Fazenda Mutum em direção ao Instituto Federal Fluminense (IFF) onde acontecerão os testes dinâmicos da primeira composição do VLT nas próximas semanas. Na sexta-feira (27) será realizada ação conjunta entre Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e Subsecretaria de Posturas, com realização de notificações de irregularidades constatadas na faixa de domínio.

A substituição dos dormentes tem como objetivo oferecer condições de segurança e conforto para a operação no leito ferroviário que, até então, só transportava carga. Depois do trecho de testes, toda a extensão de 23 quilômetros receberá as melhorias. De acordo com o gerente do VLT, Bráulio Lopes, as ações seguem um cronograma operacional elaborado em conjunto com a Secretaria de Estado de Transportes.

- A implantação de um novo modelo de transporte inclui inúmeras etapas com diversos níveis de complexidades. O município vem recebendo total apoio do estado nas diretrizes dessa atuação e em julho acreditamos ser possível iniciar uma operação não tarifada, a exemplo do Cariri (CE), cujo sistema de VLT está em operando desde dezembro de 2009, relata.

Uma ação conjunta das pastas de Mobilidade Urbana, Posturas, Ambiente, Limpeza Pública, Manutenção e Obras e da concessionária FCA pretende trazer um ordenamento ao longo do trajeto de operação do VLT. Nesta sexta-feira (27), fiscais da FCA e da subsecretaria de Posturas percorrerão do trecho da fase um, do Centro a Imboassica, realizando um diagnóstico e notificação de irregularidades na faixa de domínio.

Na última semana, os moradores do entorno da ferrovia receberam informações sobre o projeto em um trabalho realizado pelo Macaé Cidadão, que visitou domicílios e estabelecimentos comerciais alertando sobre os cuidados com segurança quando da passagem do veículo. Para a próxima semana, está prevista a continuidade das atividades de ordenamento com poda de árvores e limpeza do leito.