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Metrô Macaé: resultado da união entre município e governos estadual e federal

21/06/2011 16:36:51 - Jornalista: Janira Braga e Juliana Carvalho

Foto: Robson Maia

Após dois anos de planejamento e estudos, o projeto segue agora para a fase de licitações de infraestrura

O Metrô Macaé – com o sistema de Veículo Leve sobre Trilhos – é um projeto dos governos municipal, estadual e federal para a população. A afirmação é do prefeito Riverton Mussi (PMDB), que participou nesta terça-feira (21), da explicação técnica do projeto para ferroviários aposentados, no paço municipal.

A prefeitura de Macaé investe R$ 25 milhões na aquisição das oito composições, o governo federal publicou a liberação de R$ 47,8 milhões, para o financiamento da estrutura do projeto, com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pela Caixa Econômica Federal e o governo do Estado fornece toda a consultoria técnica.

- Queremos aproveitar a mão-de-obra dos ex-ferroviários e pensionistas da antiga Rede Ferroviária Federal de Macaé, implantar o museu na antiga estação, que a prefeitura adquiriu ao impedir o leilão, e consolidar esse novo projeto de transporte de passageiros, ampliando até a Virgem Santa – afirmou o prefeito.

Riverton lembrou do início do projeto, quando antes do VLT ser idealizado, a prefeitura pensava em buscar recursos para retirar a linha férrea, e ressaltou a participação do vereador Luiz Fernando Pessanha, governador Sérgio Cabral, secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes, senador Marcelo Crivella, além do secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira e os deputados federais Adrian e Vitor Paulo .

- Conhecemos o VLT do Cariri, pedimos a parceria técnica do governo do estado, licitamos as composições e semana passada foi publicada no Diário Oficial da União a liberação de R$ 47 milhões do governo federal para o financiamento da estrutura do Metrô Macaé, acrescentou.

Próxima etapa é licitação para infraestrutura

Após dois anos de planejamento e estudos, o projeto segue agora para a fase de licitações de itens como via permanente, estações, sistema de comunicação e controle operacional. A previsão é de que a primeira composição do VLT chegue à cidade em maio de 2012, iniciando os testes operacionais, que na primeira fase, utilizarão cerca de 12 quilômetros da via, do Centro a Imboassica.

De acordo com Jorjão Siqueira, o aumento da oferta de transporte será significativo principalmente pela integração entre os modais, ônibus e VLT.

- Não teremos prejuízos para as áreas que não forem contempladas nesta primeira fase, toda a operação será complementar e integrada, facilitando a vida do usuário e trazendo mais qualidade ao sistema, revelou.

Para a primeira fase, estão previstas sete estações, sendo duas terminais - Central e Imboassica - e cinco intermediárias. O diretor adjunto de Engenharia da Secretaria de Estado de Transportes, Marcelo Nery, ressaltou que a consolidação desse projeto reforça o pioneirismo do governo municipal em buscar soluções alternativas para um problema mundial, o deslocamento de pessoas e serviços.

A presidente da Associação dos Ex-ferroviários e Pensionistas de Macaé, Anita Pérpetuo, parabenizou a iniciativa e inclusão da classe que vem contribuindo com a formatação dos trabalhos de implantação do VLT e acrescentou que o Museu Ferroviário será fundamental para a manutenção deste traço histórico e cultural da cidade.

O vereador Luiz Fernando Pessanha destacou o caráter de duração do projeto. “O Metrô Macaé não é um projeto isolado de governo, mas sim uma intervenção que melhora o dia-a-dia dos moradores de toda a cidade, e deve ser continuado”, observou.

No próximo dia 30, uma comitiva com representantes do governo municipal, da Câmara Legislativa, da Associação de ex-ferroviários e imprensa local segue para a região de Juazeiro do Norte, no Ceará para visitar a fábrica das composições do VLT.


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