Metrô Macaé: testes dinâmicos começam nesta terça

21/05/2012 11:58:00 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

A programação inclui testes de frenagem, de carregamento, avaliação dos sistemas de comunicação, entre outros

Serão realizados nesta terça-feira (22) os testes dinâmicos da primeira composição do VLT. As medições serão feitas em cerca de dois quilômetros no trecho entre a Fazenda Mutum e o Instituto Federal Fluminense (IFF). O objetivo é realizar regulagens e ensaios que servirão para fazer os ajustes necessários para oferecer segurança quando do início da operação.

De acordo com o gerente do VLT, Bráulio Lopes, os testes fazem parte do cronograma de entrega da composição e acontecem sob a supervisão da fábrica. “Serão cinco dias de trabalhos intensos e contarão com a presença de alguns fornecedores e da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), responsáveis pela fiscalização das atividades”, informa Bráulio.

A programação inclui testes de frenagem, de carregamento, avaliação dos sistemas de comunicação, entre outros. Para o coordenador de obras da Central, Antônio Carlos Caiado, esta etapa é essencial uma vez que simula situações reais. “A composição passará por uma série de avaliações que garantirão toda a segurança quando do seu funcionamento como aceleração, freios, carregamento, tudo em movimento”, esclarece Caiado, informando que antes do embarque para Macaé a composição passou por testes estáticos na fábrica no Ceará.

Os testes acontecerão até o sábado, dia 26. Ainda esta semana será realizada uma ação conjunta no leito ferroviário para continuação da limpeza e orientações quanto à preservação da faixa de domínio. Para este mês ainda estão previstos a montagem de plataformas provisórias que serão utilizadas na operação assistida em que não haverá cobrança de tarifa.