logo

Mobilidade Urbana comemora conquistas em 2010

03/01/2011 14:19:38 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Kaná Manhães

Um dos destaques do ano foi o início do projeto VLT

O ano de 2010 foi marcado por importantes conquistas na mobilidade urbana de Macaé. A cidade, que convive diariamente com os impactos de uma economia dinâmica, se consolidou como pioneira no estado na revitalização ferroviária com a adoção do VLT, além de regulamentações importantes e melhorias no transporte público.

VLT

O Veículo Leve sobre Trilhos teve licitação realizada para aquisição dos vagões e o processo de fabricação foi iniciado. O projeto foi fundamental para a concepção de um planejamento regional cuja iniciativa vem sendo estudada pelo Secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes, que pretende em 2011 apresentar um Plano de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Petróleo, incluindo cidades como Quissamã, Rio das Ostras, Campos e Carapebus.

Em julho, no mês de aniversário da cidade a população pode conhecer o protótipo do VLT, mais de 6 mil visitas foram registradas.

A projeção do projeto despertou o interesse da iniciativa privada, tendo sido apresentado a grupos de investidores internacionais da Espanha, Coréia e Portugal.

Sistema Integrado de Transportes

A junção das empresas concessionárias em sistema de consórcio permitiu avanços significativos no transporte público como o incremento de 40 novos ônibus totalmente adaptados com rampas para acessibilidade de deficientes físicos.
31 linhas receberam alterações em itinerários e horários a fim de trazer melhorias no atendimento aos usuários, principalmente em horário de pico e entre pico e nos finais de semana.

Os ônibus também contam com monitoramento por GPS e câmeras que facilitam a fiscalização do cumprimento de horários e itinerários direto de uma central na Secretaria de Mobilidade Urbana e na garagem do Consórcio SIT-Macaé.

Educação para o Trânsito

A educação para o trânsito foi um dos destaques da Secretaria de Mobilidade Urbana, sendo reconhecida com uma menção honrosa no Prêmio Fetranspor. Foram mais de 10 mil pessoas abordadas nas ruas nas campanhas educativas do Carnaval, Semana Santa,Tiradentes e Dia das Mães.

O Programa Circulando no Trânsito recebeu melhorias, conseguindo atingir a marca de 7 mil crianças atendidas no Centro Municipal de Educação para o Trânsito (Circo Escola), nas escolas, incluindo a região serrana.

Regulamentação Carga e Descarga

Em agosto, o município regulamentou a circulação e os serviços de carga e descarga com a Lei Municipal 3.434/2010 disciplinando procedimento no âmbito municipal. As empresas que realizam este tipo de serviço receberam um prazo de 180 dias para adequação e os pontos estabelecidos na lei começam a valer em 17 de março de 2011

Estacionamento idoso e deficiente

Atendendo a uma regulamentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) foi iniciado o cadastro de deficientes físicos ou com dificuldade de locomoção e idosos para o fornecimento do cartão que permite o estacionamento em vagas demarcadas e exclusivas.
Até o momento já foram emitidos mais de 120 cartões.

Novos abrigos instalados

Com o objetivo de oferecer maior conforto aos usuários do transporte coletivo no município, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana instalou em 2010, cerca de 40 novos abrigos em vários pontos da cidade, sendo seis de dimensões especiais, chamados de mini terminais.

Central da Gratuidade

Formatação de um setor criado exclusivamente para controle de cadastro e entrega das gratuidades existentes no município relacionadas a trânsito e transporte, otimizando e normatizando o processo de gratuidades coibindo a ocorrência de irregularidades. Em 2010 mais de 19 mil e 800 estudantes foram beneficiados com o passe escolar e 2 mil e 200 pessoas com o Passe Social.