logo

Mobilidade urbana é primeiro estudo do Planejando Macaé

20/08/2010 17:45:36 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

A equipe do arquiteto e urbanista JaimeLerner está preparando o primeiro documento sobre as principais propostas para o projeto Planejando Macaé que será entregue, no fim de setembro próximo, ao prefeito Riverton Mussi. A proposta é promover o desenvolvimento urbano sustentável, ordenado e voltado para o bem estar da população macaense.

A informação foi passada, na quinta-feira (19), por Taco Roorda, coordenador do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, cuja sede é em Curitiba, capital do Paraná. Ele informou ainda que, no momento, dois técnicos estão responsáveis pelos estudos da mobilidade urbana de Macaé.

- Ainda é cedo para falarmos sobre o que está sendo desenvolvido dentro do projeto que planejamos para Macaé, mas tudo está sendo feito com base no trabalho da equipe técnica de várias secretarias da prefeitura. Todas as propostas estão sendo trabalhadas para que a população tenha uma cidade com mais qualidade em meio a tanto desenvolvimento e crescimento, destacou Roorda.

Segundo ele, ainda não foi agendado seminário com a comunidade, mas a população será ouvida a fim de participar de todo o processo do Planejando Macaé, para que discuta junto com o poder público o que é melhor em cada área, a exemplo do que está sendo feito na implantação do Orçamento Participativo para 2011 e como fez a equipe que implementou o Plano Diretor da cidade.

O projeto Planejando Macaé foi lançado pelo prefeito Riverton Mussi, no dia 16 de julho último, e tem como principal objetivo a execução de um plano ordenado para o município, que hoje tem um crescimento 600% maior do que há 20 anos em função do Arranjo Produtivo Local de petróleo e gás.

Jaime Lerner foi convidado pelo prefeito Riverton devido a sua experiência em projetos em outras cidades do país e do mundo. O arquiteto foi prefeito de Curitiba e governador do Paraná em vários mandatos.

O secretário de Governo e Planejamento de Macaé, André Braga, disse que a prefeitura não implantará modelo de infraestrutura adotado em Curitiba, mas sim, criará um modelo possível de convivência urbano-social em Macaé.

- O eixo da cidade cresceu, por isso a necessidade de discutirmos um planejamento ordenado para os espaços urbanos, a partir do que já foi apontado e aprovado pelo Plano Diretor elaborado em 2006, ressaltou.

O prefeito Riverton Mussi lembrou que, em 2009, o orçamento municipal sofreu redução de recursos com a queda no repasse dos royalties, mas não houve dificuldades na prefeitura porque a política de arrecadação de recursos próprios é sólida e, em alguns meses, representa 68% contra 32% dos royalties.

- A economia de Macaé é forte. Precisamos agora é ampliar o planejamento urbano na cidade, envolvendo toda a sociedade nesse processo, reforçou Riverton.

A proposta completa de Jaime Lerner para o Planejando Macaé deverá ficar pronta no primeiro semestre de 2011. A base são os projetos já desenvolvidos pela prefeitura, como na área de saneamento, com o Água Limpa, que tem investimentos próprios de R$ 277 milhões e prazo de quatro anos para ser concluído. O governo municipal também quer soluções para o sistema viário, zoneamento urbano e infraestrutura nos bairros e área central do município.